top of page

Xeque Math: Ciro Gomes e o ateísmo 'superior'

Assistindo a um Roda Viva durante as entrevistas dos presidenciáveis, em maio deste ano, Ciro Gomes, pré-candidato à presidência, foi sabatinado. Veja o programa abaixo:

Em um dos momentos de suas falas, ao falar de projetos e plebiscitos acerca do aborto e liberação de drogas, da qual, ele se saiu muito bem, ficando em cima do muro para agradar a todos, soltou uma frase, despretensiosa, mas que, eu peguei, Cirão. Ele disse (Veja no vídeo acima, a partir de, 45:min20s até 50:45): "não adianta nada, nós, do mundo letrado, que somos generosos, etc etc... temos a melhor informação, achar que nós vamos empurrar goela abaixo de uma sociedade cristã... religiosa, moralista como a nossa, soluções dessa natureza...porque não passa".

Bom, vamos para o campo, filosófico ou histórico primeiro. Quer saber, vamos para os 2!


Antes de começarmos, é necessário tentar entender o que ele quis dizer com isso. Particularmente, enquanto assistia a entrevista na íntegra achei estranho, mas continuei assistindo a ela inteira, depois voltei, ouvi a pergunta do entrevistador e a resposta, com um pouco mais de atenção. E confesso que me senti rebaixado por não ser do mundo 'letrado, generoso', por ser da parcela da sociedade cristã. Ora, Ciro, se o que você quis dizer não foi o que você falou, aqui já vai minhas desculpas (é óbvio que ele vai falar que não foi isso, como ele mesmo disse, ele é do círculo político, ele sabe como manejar as coisas), do contrário, aqui começo eu.

 

Cientificamente falando, a probabilidade para o surgimento da vida espontaneamente, por processos naturais e sequenciais, é de 1 em 102.000.000.000. Já a minha crença é de 1 pra 1. Eu creio em Deus e em Sua palavra, portanto acredito que foi Ele quem criou, conforme a Bíblia ensina, o mundo. Mas isso são outros 500. Vamos falar da Bíblia!

 

Se não fosse Lutero, e sua honrosa luta (da qual o incrível e idolatrado Marthin Luther King se inspirou para o seu nome), nós não teríamos a imprensa hoje. A imprensa é criação de um mundo protestante, um mundo que não se priva da verdade, que aliás, se priva de se acomodar.

A história do Deus, que se torna menino, é tão real e tão linda que é impossível de ser comparada a qualquer coisa. É na Bíblia que as mulheres ganham seu real valor, desde a genealogia de Cristo, até o próprio (que é o centro de toda Escritura), colocar elas como iguais, radicalizando totalmente com o mundo machista da época. A história de Cristo é tão verdadeira que vai contra todos os conceitos de como se contar uma história honrosa, colocando as mulheres como as primeiras a verem sua ressurreição, colocando 12 pescadores, não estudiosos como seus discípulos e mais, fazendo-os morrer por isso. E vamos ser sinceros, ninguém morre por uma mentira.

Devido a Palavra o mundo ocidental mudou. Devido a Palavra, ex-muçulmanos já disseram que 'se os cristãos seguissem totalmente os ensinamentos de Cristo, o islamismo não existiria mais' (puxada de orelha em nós, cristãos). Devido a Palavra surgiram inúmeros pensadores, filósofos, escritores, que traduziram a Verdade para a ficção para que todos pudessem entender e se familiarizar um pouco com um mundo não de mágica, mas de sobrenaturais! Lewis e Tolkien são exemplos disso.

Ciro, o livro mais impresso e mais lido é a Bíblia. Um livro que não tenta provar suas verdades e suas histórias, porque a mensagem central é Cristo! E, mesmo este livro não querendo se provar, ele é provado. É provado por todos os achados arqueológicos, culturas diversas do globo, fenômenos naturais e pela Terra, obviamente.

E não, nem tente falar algo como 'Então se Deus é tão real e tão bom e eu o rejeito, que ele me mate'. Ele não fará isso, sabe por que? Simples, porque Cristo morreu por todos, e a chance de aceitar a Graça é para todos, inclusive para você, Ciro!

Ah, e sinceramente, gosto de ser de uma sociedade cristã, religiosa e moralista. Gosto porque: quem é cristão é aquele que acredita nos ensinamentos de Cristo, que é impossível de dizer que são ruins. Quem é religioso, entende que, assim como a palavra diz, é importante religarmos nossas relações, ou seja, termos boas relações, tanto horizontais (com os homens) como verticais (com Deus). E quem é moralista é quem defende a boa moral. Um cristão tem boa moral, portanto, é impossível ser rebaixado com estes adjetivos.


Concluindo, Ciro, Deus te abençoe!


Matheus Longo Mendes | Publicitário e RP, forma pela ESAMC em 2012. Fundador da baseJ, são-paulino antes de sair da barriga da mãe, criador do Chuta de Bico.


Коментарі


bottom of page