top of page

Último Episódio - A Vitória Final - Páscoa 2019

A vida por vezes é angustiosa, nos sugere em muitos momentos um fim de tristeza, tragédia e dor. Nossa história mundial é marcada por diversos finais. Líderes grandiosos que caíram, impérios que vieram abaixo, projetos que faliram, sonhos que se despedaçaram. Você mesmo poderia parar agora e pensar em quantos planos foram frustrados, deixando sua alma em frangalhos. Muitas vezes, estes fins, nos impendem de recomeçar, devido a possibilidade da derrota. Quando estamos no chão sempre esperamos um final sem esperança. Agora pense em Jesus. Morreu como um criminoso, sem família, jovem e sem grande pomposidade. Porém, como será que a Bíblia apresenta o Crucificado após sua morte de Cruz?


O início da “Vitória Final”

Passamos a ver o Crucificado como um dominador sobre o pecado, o diabo, e o sistema contrário a Deus (mundo), em sua jornada de vida terrena. Os passos de Jesus foram certeiros e vitoriosos, até a Cruz. Ele morreu e cumpriu o objetivo de Sua vida aqui. Mas será que se ficasse morto, Sua Obra estaria completa? A resposta é um grande NÃO! Como diria Hernandes Dias Lopes...

 

....se Cristo ficasse morto, em vez de uma vitória, a crucificação seria uma tragédia.

 

A Ressurreição de Cristo

Porém, a Palavra mostra que o Crucificado foi arrancado do túmulo para ser o Ressurreto Vitorioso.

  • A Ressurreição de Cristo é a resposta da Trindade, de que Deus domina a morte e concede Vida Eterna aos que Creem em Jesus: Deus ressuscitou este Jesus, e disto todos nós somos testemunhas. (At 2.32)

  • A Ressurreição é uma obra vitoriosa, pois mostra que o Senhor, ...foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou para a nossa justificação (Rm 4.25). Jesus retornar a vida, garantiu que Sua justiça fosse depositada em nossa vida, pela fé em Sua pessoa. Voltamos a ser justos e viver de acordo com a vontade de Deus.

  • A Ressurreição do Senhor, garante a vitória final sobre a morte (mortos crentes reviverão) e nosso novo corpo (sem pecado ou doenças, 1Co 15).

Ascensão de Jesus

Seguindo-se a Ressurreição, temos a Ascensão de Jesus. Isso aconteceu diante de muitas testemunhas (At 1.3-4), quando 40 dias depois, retornou ao céu (At 1.9-10).

  • E como afirmam teólogos, sua volta ao céu, mostra que sua Obra aqui Terra fora completada. Tendo voltado ao céu, assentou a direita do Pai, confirmando que reina junto de Deus, pois, assentar-se a direita de alguém era uma posição de honra e elevação, na cultura da época (At 2.33).

  • Ao subir aos céus, isso confirma que, ...a este Jesus, que vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo. (At 2.36) Ele verdadeiramente é o Enviado do Pai, e agora voltando aos céus, confirmou-se isso.

Mesmo no céu, Jesus continua presente na Terra (Mt 28.20b). Primeiro, Ele faz isso por meio do Espírito Santo. A vinda da terceira pessoa da Trindade mostra o cumprimento do Plano de Salvação, em que Deus torna real na vida das pessoas que se rendem a Jesus, tudo aquilo que Ele conquistou na Cruz-Ressurreição (At 2.33). Segundo, por meio do Seu Corpo, a Igreja. Na caminhada dela, Cristo é representado e se faz presente nas dores do mundo. Através da promoção da Adoração ao Senhor, do ensino da Palavra, do cuidado entre os discípulos, da pregação da esperança e da solidariedade, os cristãos vencem o mundo, a perseguição e manifestam a presença do Senhor até que Ele volte (At 2.42-47).


A Segunda Vinda de Cristo

A Segunda Vinda de Cristo é a primeira parte desta Vitória Final. Dela participarão os que creem em Jesus. Crer em Jesus tem a ver com ser salvo do pecado e viver, consequentemente, em obediência a Palavra de Deus, a tudo que ela ensina. Do contrário, o destino dos que rejeitam o Senhor Jesus, é a condenação no Juízo Final. Aliás, este fato futuro é a justa e necessária ação de Deus contra as injustiças, corrupções, crimes, imoralidades sobre o mundo pecaminoso, levando a destruição de toda maldade no lago de fogo (inferno/segunda morte), onde serão exterminados. Entre eles, o diabo, que de uma vez por todas será destruído (Ap 20).


O começo da melhor parte

Mas longe de terminar assim, a Bíblia mostra que haverá um Novo Céu e Nova Terra. Isso dá um novo sabor para os nossos dias, planos e sonhos. Ser colocado no Projeto vitorioso da Salvação, nos ajuda a lidar com mais esperança neste mundo derrotado. Pedro disse, nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça (2 Pe 3.13)...


 

Um novo mundo, cheio de justiça, paz, riqueza e a presença e amizade com Deus é esperado para os que colocam sua fé no Senhor. Vindos de todas as nações, tribos, povos, etnias. A diversidade étnica e cultural, será marca desse momento.

 

Esse novo momento da História, essa Nova Era, conduzida por Deus, foi inaugurada na Encarnação de Cristo. Ele tornou o Reino de Deus, a sua governança sobre os que tem fé no Filho, próximo das pessoas (Mt 4.17). Cristo convida você, por meio da Igreja, a fazer parte de Sua Família, crendo na Obra da Cruz e vivendo a iluminar os que estão nas trevas. Até que Ele volte e de maneira completa instale seu reino, onde:


Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o adorarão, contemplarão a sua face, e na sua testa terão gravado o nome dele. Então já não haverá noite, e não precisarão de luz de lamparina, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão para todo o sempre. (Ap 22.3-4)


Andrei Sampaio Soares.


bottom of page