Paulo, um apóstolo de Jesus Cristo, condenou a ociosidade e incentivou o trabalho.
Escrevendo sua segunda carta aos cristãos de Tessalônica, cidade grega, em 51-52 d. C., Paulo, um apóstolo de Jesus Cristo, condenou a ociosidade e incentivou o trabalho. Ele utilizou nove versículos, do capítulo três, para advertir aqueles, que em nome da fé, não trabalhavam. E criou a regra contra preguiçosos, “Quem não quer trabalhar que não coma.”¹
Segundo o teólogo, ele e seus companheiros de missão, fizeram questão de trabalhar quando evangelizaram os tessalonicensses, “Vocês sabem muito bem que devem seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vocês sem trabalhar. Não temos recebido nada de ninguém, sem pagar; na verdade trabalhamos e nos cansamos. Trabalhamos sem parar, dia e noite, a fim de não sermos um peso para nenhum de vocês.”² Afirmou.
A fala de Paulo em defesa do trabalho dos próprios missionários para se autossustentar, não atacou de maneira alguma, a possibilidade deles serem sustentados pelas igrejas. Sobre isso, o apóstolo reiterou, “É claro que temos o direito de receber sustento; mas não temos pedido nada a fim de que vocês seguissem o nosso exemplo.”³, pontuou sobre o comportamento dos missionários na cidade.
Como justificativa para esta fala sobre trabalho, Paulo levantou um problema causado por quem vive desocupados, na preguiça, a fofoca: “ouvimos dizer que há entre vocês algumas pessoas que vivem como os preguiçosos: não fazem nada e se metem na vida dos outros.” (4) Denunciou o apóstolo.
A questão da falta de vontade foi tratada com incentivo. Paulo escreveu que trabalhar é bom para o sustento próprio e possibilita fazer o bem ao próximo (5). Ele também advertiu mostrando como se trata quem não obedece ao mandamento de trabalhar na comunidade cristã, e deseja viver na preguiça, “Se alguém não quiser obedecer ao que estamos mandando nesta carta, vejam bem quem está fazendo isso e se afastem dele para que fique envergonhado. No entanto não o tratem como inimigo, mas o aconselhem como se aconselha um irmão.”6 Concluiu o líder.
Bíblia em Manchete: Baseado em 2Ts 3.6-15 NTLH
Andrei Sampaio Soares.
1 2TS 3.10b. /2 2Ts 3.7-8./3 2Ts 3.9./4 2Ts 3.11./5 2TS 3.12-11./ 6 2Ts 3.14-15.
Comments