Assisti com empolgação o sucesso da música "Trem-Bala" entre os evangélicos. Como minha tradição religiosa mudou! Há alguns anos atrás, seria quase inadmissível os crentes ouvirem e cantarem uma "música do mundo". Achei interessante a música ser ouvida, cantada e compartilhada por crentes tradicionais que jamais esperava ver fazendo isso, quase escandalizei! (Brincadeira).
Penso que, apesar de não ter ouvido tanto a referida música, os crentes ouviram, pois esta é uma música que vale a pena, por ter nela valores correspondentes aos nossos, aqueles pregados por nós e vivenciados custosamente no nosso dia a dia. Destaco algumas frases da canção de Ana Vilela:
Veja o vídeo da música:
1. Viver sem egoísmo.
"Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si (...)".
2. Não! a vitória a qualquer custo.
"Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu. É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu (...)".
3. Ser solidário.
"É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações/E assim ter amigos contigo em todas as situações (...)".
4. Contra o acúmulo pessoal.
"A gente não pode ter tudo/Qual seria a graça do mundo se fosse assim? (...)".
5. Contra a idolatria ao dinheiro e ao ter.
"Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar (...)/Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais (...)".
6. Viver bem a vida.
"Segura teu filho no colo/Sorria e abraça os teus pais enquanto estão aqui/Que a vida é trem bala, parceiro (...)".
Vale ressaltar, que a música não contempla todas as verdades cristãs (assim como muitos louvores) e muito menos é uma cópia fidedigna dos valores das Escrituras (eu, não espero isso de quem não é cristão), mas, para uma música secular, está bastante diferente do que se canta.
No meio desse sucesso todo, tenho percebido e por isso indico outras "trens-bala" na música brasileira. Como um ouvinte assíduo da musicalidade Nacional, tenho descoberto muita música de qualidade e que podemos aplicar aquele princípio paulino: "como disseram alguns dos vossos poetas", quando falava a filósofos não cristãos em Atenas (Atos 17.28).
Tenho certeza que muitos evangélicos ao ouvirem "Trem-Bala" não "desligaram" seus criteriosos sensos bíblicos para poder ouvir na música, valores não contradizentes aos da Bíblia. E assim, deve ser feito, com as coisas boas postas diante de nós, sejam "gospel" ou não.
Não quero com esse texto incentivar você a ser um assíduo ouvinte de música brasileira não religiosa, quero apenas mostrar que se não perdemos a sensibilidade do Evangelho ao olhar para a boa cultura, descobriremos muita coisa que como disse Paulo: é verdadeiro... é honesto... é justo.... é puro.... é amável... é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4.8).
Por Andrei Sampaio Soares,
teólogo, escritor e criador/editor do Além Portal.
Comments