top of page

Vem aí uma 'Revolução'; Além Entrevista Matheus Mendes

O Além Portal, conversou com Matheus Mendes, o líder do projeto,

que conta sobre a 'Revolução' que vem por aí. Leia a entrevista.

 

A #ConferênciaBaseJ2019, um evento do ministério de jovens da Igreja Adventista da Promessa, do Parque Itália, em Campinas-SP, chega a sua terceira edição. Ela é um ‘espaço’ de reflexão bíblica, que visa o preparo e incentivo, para a vivência do evangelho de Cristo, de forma integral por cada pessoa que se aproxima de Jesus. Por isso, você deve agendar a data de 26 de Outubro 2019.


Dada a importância do evento, O Além Portal, conversou com Matheus Mendes, o líder do projeto, que conta sobre a 'Revolução' que vem por aí. Leia a entrevista.

 

Além Portal: Vocês vão realizar a terceira edição da Conferência da Base J. Já falaram sobre “Graça”, “Liberdade” e agora chegou a “Revolução”. Como nasceu este tema? Eles tem ligação com os temas dos outros anos?


Matheus Mendes: Sim, nós pensamos em montar uma trilogia, só não sabíamos onde iria dar. Este último tema surgiu ano passado, juntamente com o segundo, após uma viagem minha para conhecer as BaseJ região paranaense. Foi um momento maravilhoso ver toda aquela juventude se alimentando e aproveitando aquele retiro que, por sinal, tinha como tema "revolução". Conversei com minha liderança e concluímos que seria o tema perfeito para o última conferência desta trilogia.

[Imagem: Divulgação BaseJ]

Com relação a ligação podemos entender que é uma escada. A Graça nos redime, nos salva de nós mesmos (1ª conferência). Com isso alcançamos nossa real liberdade. Mas o que fazer com ela? (2ª conferência). Entendemos o que fazer com ela, então está na hora de agir, de mostrar ao mundo quem de fato Cristo e seus seguidores são (3ª conferência).


ALP: O que é uma “Revolução”, qual a ligação dela com as pessoas que estão sendo convidadas, e também com os nossos dias?


MM: Como descrevemos no vídeo (Veja abaixo), revolução é um movimento contra um poder

estabelecido. Mediante a isso, entendemos que Cristo de certa forma foi um revolucionário. Não um político como muitos gostam de o colocar, mas causou a metanoia, a revolução da mente, a revolução do AMOR.


Mediante a isso, pensamos em trazer pessoas que pensam o mundo

de maneira diferente e que acrescentam à nossa maneira de pensar.

[Continua após o vídeo]

ALP: Por que este ano vocês escolheram um teatro e não o templo? Houve um crescimento de público, ou é uma visão corajosa de “alargar as tendas”?


MM: Para ser bem honesto não, não houve crescimento de público. Mas entendemos que, se queremos nos estabelecer como um ministério para a cidade, onde todos possam experimentar da comunhão e relacionamento com o Pai, era necessário tirar um pouco a placa. Não negamos nossas raízes promessistas, mas sabemos que fazer isso é partilhar a mensagem, e não reservar somente para nós.


Nosso primeiro público com certeza são os jovens e a igreja promessista, mas entendemos que a conferência pode ser uma oportunidade da Igreja Adventista da Promessa (IAP) ter relacionamentos e começar a ter

troca de informações entre jovens de outras igrejas.

ALP: Houve alguma relação entre a escolha dos preletores, que são o “paxtorzão” Daniel Araújo, o Irmão Mehdi (ex-mulçumano) o pr. Edmilson Mendes (Canal Sedimentos) e o Ton Dias (Físico e segundo diretor do Minstério Jovem Nacional dos Promessistas), e o tema da Conferência?


Sim, houve sim. Cada um trará uma perspectiva do tema. Quando estávamos fechando os preletores,...


buscávamos alguém de fora mesmo da IAP para agregar à mente promessista,...


tentamos e fomos atrás de alguns nomes. Tivemos alguns sinais positivos, mas, um dia, achei o testemunho de um ex-muçulmano. Fiquei maravilhado, passei para a equipe, eles apoiaram. Entramos em contato e conseguimos fechar com o Irmão Mehdi. Ele de fato viveu esta revolução. Traremos alguém que, na prática viveu esta revolução.


O Ton, como físico e pastor, pode nos mostrar um pouco desta revolução pelos olhos da razão. O pr. Edmilson, como líder de jovens que já foi, líder de igreja local e agora com um canal no youtube, vem com toda a carga espiritual e teológica para nos abençoar. E, por fim, o "paxtorzão" vem para fazer um momento de leveza mas, que também é uma forma diferente de falar de Cristo, é uma revolução na dialética cristã que sempre gostamos de seriedade.











[Imagem: Divulgação BaseJ]

 

ALP: Música faz parte de uma “Revolução”, como estãos as trilhas da Conferência da Base J esse ano?


Este ano a conferência vem com 3 bandas. A banda local, com Tau Farias e sua equipe. A galera do Na Proa, que vem lá da região de Bauru para nos fazer refletir. E a turma do Projeto Sola...


Todos se privam de fazer músicas que não tenham a ver com a Palavra.


Entendemos que são bandas que só farão a todos que estarão lá crescerem no conhecimento. Luthero, cunhou o termo "predicatio sonora". Ele entendia que a música tinha um poder maior de penetração na mente da pessoa que a própria mensagem, por isso, na visão dele, a música tinha que ser 100% cristocêntrica e 100% alinhada com a Palavra. E sem estes positivismos que vemos em muitos músicas do mercado gospel. Com estas 3 bandas temos a certeza que o "predicatio sonora" acontecerá na #ConferênciaBaseJ2019.
















[Imagem: Divulgação BaseJ]

 

ALP: Campinas é logo ali para quem deseja uma “Revolução”, faça um pequeno checklist do porquê ir a Conferência da Base J 2019?


MM: A conferência tem como objetivo fazer a pessoa crescer e amadurecer ainda mais o Reino dentro de cada um. Portanto, venha para a conferência para

Adquirir ainda mais conhecimento da Palavra, da missão

a cada um de nós e como podemos impactar o nosso redor.

Comunhão com outros jovens que estão dispostos a participar.

Conhecer testemunhos maravilhosos da revolução do Amor.

Entender como você pode ser a revolução no mundo através de Cristo

Saiba as informações completas da Conferência da Base do parque em: basej.org.br.


Por Andrei Sampaio Soares.

[Imagem: Divulgação BaseJ]


Comments


bottom of page