O carnaval tem bailes a fantasias, escolas de sambas, blocos de rua, entre outras atrações. Para muita gente, o carnaval é uma época de festa, alegria e muita euforia, e para sair pelas ruas atrás de bloquinhos carnavalescos ou participar de bailes e matinês, escolhem fantasias criativas, coloridas e cheias de brilho para aproveitarem a folia. No carnaval tudo é válido, desde o mais modesto até o mais extravagante. Se o folião for um dos que gostam de se esbaldar e curtir todas as atrações do bloco, a fantasia escolhida é mais leve e confortável ao corpo. Caso o objetivo seja ostentar uma fantasia bem chamativa e ser o centro das atenções do bloco, ele enfrenta o desconforto no corpo, para brilhar no carnaval com sua fantasia.
Muita gente prepara suas fantasias com bastante tempo de antecedência para esta ocasião, apenas para expor sua glória carnavalesca. Porém, a fantasia e o brilho duram apenas algumas horas e dias, durante o carnaval somente. Após este período, os foliões com suas fantasias brilhosas, perdem seus fulgores. Muitos, por viverem para estes momentos efêmeros apenas, vivem sem luz nenhuma o todo tempo, carnaval após carnaval. E por quê? Porque, mesmo com todo o brilho de suas fantasias, sendo ovacionados por suas escolhas criteriosas, não sabem o que realmente é viver pela refulgente glória de Jesus Cristo, a verdadeira luz do mundo. O único que, de fato, pode dissipar as trevas sombrias da alma humana.
Como ressalta Paulo, aos cristãos, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito. (2 Co 3.18). Preste muita atenção no texto bíblico em destaque. Ele apresenta uma verdade maravilhosa demais para nós. Por causa do Espírito de Cristo que recebemos ao crer no evangelho (a boa noticia de Jesus – a salvação da malignidade, presente em toda a humanidade), podemos compartilhar da imagem de Cristo e sermos transformados, refletindo a glória que vem do Senhor, glória essa, que vai ficando cada vez mais brilhante, para nos tornar cada vez mais parecidos com o Senhor da glória. Uau! Se você já é cristão, talvez não tenha parado pra pensar nisso ainda, mas neste texto, está claro como o brilho do sol, que a aliança que temos com Jesus, é permanente e, o brilho dele, só aumenta, à medida que o tempo avança.
Do carnaval à metamorfose!
O termo traduzido por transformados é o mesmo usado nos relatos da transfiguração de Cristo por Mateus (17) e Marcos (9); e traduzido por transfigurado. Descreve uma mudança exterior resultante de um processo interior. A palavra metamorfose é uma transliteração desse termo grego. A metamorfose descreve o processo pelo qual um inseto passa do estágio de larva para pupa e, posteriormente, se transforma em inseto maduro. As mudanças ocorrem de dentro para fora¹. A pessoa que recebe Cristo em sua vida, não precisa de roupas especiais ou de fantasias para brilhar, pois a real escuridão, oculta até então, agora é descoberta e aniquilada pela luz da gloria eterna, que provém de Cristo. Quando somos salvos de nossa maneira vazia de viver a vida de carnaval, por Cristo, recebemos roupas novas e limpas que, representam uma nova vida com o brilho permanente, seguindo em uma transformação progressiva. Esta transformação desfila nas avenidas principais do coração arrependido, preenchendo o vazio escuro por uma plena e maravilhosa iluminação de sentidos.
Se você ainda não entende nada disso, por ainda não ter recebido Jesus em sua vida e ainda vive escondido atrás de mascarás e fantasias carnavalescas, mas chegou até aqui, saiba que Ele pode transformar sua realidade assombrada pela ilusão de um falso brilho que acaba ao final de cada carnaval. Não tenha medo, Jesus lhe conhece melhor que você mesmo. Acredite nele! Só Ele pode trazer significado para sua vida. Viver com Ele, é viver de forma completa: com festa, alegria e brilho verdadeiros. Se você está cansado de viver sem sentido, a cada carnaval, reconheça agora mesmo que precisa de JESUS CRISTO e sua glória brilhante.
É mesmo verdade: a glória da graça de Deus continua a aumentar em nossa vida, por meio de seu Espírito a cada instante. Podemos viver por este brilho celeste, ele é permanente e ilumina toda a vida. Viva assim também, longe do falso brilho do carnaval, não para glória própria, mas para glória do Senhor da luz, em pleno brilho, sempre.
Mateus Silva de Almeida | Teólogo e pastor.
¹ Wiersbe (2006: 837).
Commentaires