top of page

Bebida nova para encher a cara!

A bebida faz parte do carnaval. Sem dúvida, ela é um elemento indispensável para a maioria dos foliões nestes dias de festa que embalam o país. Uma rápida pesquisa sobre a data, vemos que as cervejas, principalmente, são as fortes patrocinadoras do evento. Sem dúvida alguma, elas levam os foliões a se soltarem, festejarem e extravasarem. A letra de uma das principais marchinhas de carnaval diz: “Você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não (....)” E, de fato, as bebidas são uma mola propulsora para se liberar geral nestes dias. Outro trecho da marchinha diz, em tom forte: “(...) pode me faltar tudo na vida: arroz, feijão e pão, só não pode me faltar é a danada da cachaça!”.


Forte isso! A verdade é que a bebida traga certa alegria, trata-se de algo bem passageiro. Conta-se uma lenda árabe das três fases da embriaguez: a primeira é a fase do “macaco”: excitante, falando tudo e consciente do que se faz. A segunda é a fase confusa do “leão”: violento, valente e sem refletir no que faz; a terceira fase é a do “porco”: totalmente bêbado, caindo por toda parte e sem higiene alguma¹. Tanto podemos ver isso num porre, como numa vida movida a álcool.


Paulo tem uma proposta melhor que a embriaguez pela bebida. Ele chama isso de “enchimento do Espírito”. Ele falou aos cristãos de uma cidade da Grécia antiga, Éfeso, o seguinte: Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus. (Ef 5.18) Às pessoas que creem em Jesus, é dado o Espírito Santo, Ele é Deus agindo dentro de cada pessoa, a fim de que este se torne parecido com cristo.


O que significa “ser cheio” de alguma coisa? Na Bíblia, ser cheio de alguém ou de algo é ser dominado por alguém ou por algo. Por exemplo, em Lucas 4:28 lemos: “Se encheram de ira”, isto é, foram dominados pela ira. De igual modo, em Atos 13:45, está escrito: “Se encheram de inveja”, ou seja, foram dominados pela inveja. Dessa maneira, quando Paulo diz: “Enchei-vos do Espírito” ele está dizendo: SEJA DOMINADO PELO ESPÍRITO! Isso é ser espiritual. Isso é a verdadeira espiritualidade. Levar uma vida dominada pelo Espírito.


Paulo apresenta dois tipos de pessoas: As dominadas pelo vinho e as dominadas pelo Espírito. A ideia de contrastar as duas é: Nunca seja assim (dominado pelo vinho) e sempre seja assim (dominado pelo Espírito). Uma pessoa dominada pelo vinho perde o controle, mas uma pessoa dominada pelo Espírito ganha controle, pois o fruto do Espírito é autocontrole ou domínio próprio. Vejamos os benefícios de “bebida nova para encher a cara!” que Paulo mostra em Efésios 5:


1. O Espírito altera nosso jeito de ser, v. 18. Tornamos-nos pessoas moderadas. A pessoa não está cheia de vinho. Tem autocontrole.

2. O Espírito altera nosso jeito de falar, v. 19a. Que tipo de conversas você tem tido. O texto fala de um tipo de linguajem que caracteriza alguém.

3. O Espírito altera o nosso jeito de adorar, v. 19. Canta e louva à Deus de coração.

4. O Espírito altera o nosso jeito de agradecer, v. 20. Em vez de murmuração, agradecimentos.

5. O Espírito altera o nosso jeito de tratar as pessoas, v. 21. “Sujeitar-se”: atitude voluntária de ceder.

6. O Espírito altera o nosso jeito de viver em família, v. 22-6:4.

7. O Espírito altera o nosso jeito de viver em sociedade, 6:5-9.


Não passe o carnaval e o resto do ano e da vida sendo dominado pelo excesso de bebida, mas que Deus domine você. Ele pode te libertar dessa vida aprisionada ao álcool.



Eleilton Freitas | Teólogo e pastor.

¹Embriaguez. Disponível em: http://www.alcoolismo.com.br/embriaguez/.


Comentarios


bottom of page