top of page

Aprendendo com Maria - Série aprendendo com mulheres

Maria nos ensina por meio de seu cântico, que sua vida bem como sua teologia,

eram centradas em Deus

 

A vida de Maria, mãe de Jesus e esposa de José, tem muito a nos ensinar. E sabemos pelas escrituras, que ela foi obediente a Deus, abençoada por gerar Jesus e sofredora pelas situações que enfrentou em toda sua vida. Queremos destacar, o cântico dela. Que diz assim:

Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada, porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome. A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem. Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos. Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos. Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia a favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais. (Lucas 1.46-55)

Maria estava na casa de Isabel, a mãe de João Batista, onde permanecera por três meses (Lc 1.56), grávida também, quando louvou ao Senhor com seu cântico. O Magnificat, como é conhecido revela uma profunda consciência de quem é Deus e de como Ele cuida e salva o Seu povo, e de como Maria nos ensina por meio de seu cântico, que sua vida bem como sua teologia, eram centradas em Deus. 1. Maria canta as Escrituras Toda a experiência de vida de Maria, é muito bem pensada, refletida e meditada por ela. A cada acontecimento que experimenta, ela procura entender a verdade dos fatos e qual relação isso tem com Deus. Basta lembrar de quando o anjo Gabriel aparece. Maria não aceita suas palavras de pronto, mas busca entender o significado do que havia dito, que geraria por meio de um milagre, pelo Espírito, o seu Salvador (Lc 1:26-37). Após essa compreensão, ela aceita a missão (Lc 1:38). O anjo lhe convence pela escritura.

Estando na casa de sua parenta, Isabel, ela fica três meses, e ao ouvir que é uma bem-aventurada, por trazer em seu ventre o Senhor Salvador, Maria louva a Deus por tal privilégio e maravilhosa experiência. Ela canta as Escrituras. O cântico de Maria, é composto a partir do cântico de Ana (1Sm 2:1-10). Maria encontrou naquela antiga canção, que nasceu da história de uma estéril que gerou um filho, algumas das palavras para manifestar sua alegria. Sua experiencia de vida, tinha por base a Palavra de Deus. Devemos ser assim, louvar ao Senhor de maneira bíblica. Paulo disse que, a palavra deve habitar ricamente no meio da igreja (Cl 2:16). Isso é muito importante, não esqueça: louvor cantado, é doutrina cantada. O que temos louvado? 2. Maria canta sobre o Deus Salvador O cântico de Maria começa com uma expressão de exaltação ao Senhor: Então, Maria disse: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito exulta em Deus, meu Salvador (Lc 2.46-47) Afinal, louvor que se preze centraliza-se em Deus. E é isso que Maria faz. Ela mostra que o Senhor deve ser engrandecido e adorado. Ele deve ser reconhecido e venerado. Seu espirito está alegre, feliz em Seu Salvador. Não é o homem o centro, mas o Senhor Deus!

Louvor que se preze mostra nossa condição de pecaminosidade, de fragilidade e necessidade de salvação. E Maria canta isso: porque deu atenção à condição humilde de sua serva. A partir de agora, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Poderoso fez grandes coisas para mim; o seu nome é santo. (Lc 2.48-49) Ela será reconhecidamente chamada de feliz por todas as gerações, devido ser mãe de Jesus. Estar nos planos de Deus, deve nos causar felicidade. Não há como não considerar Maria feliz, e reconhece-la com bem-aventurada. Ela gerou o Salvador do mundo. O Salvador que ela precisava, para limpar seus pecados, estava dentro de seu útero. 3. Maria canta a salvação de Deus Depois de exaltar a Deus e de ser grata pela salvação em sua vida, Maria passa a cantar sobre a graça de Deus, que não se restringe somente a ela, mas, Lucas 2.50, diz, e a sua misericórdia passa de geração para geração sobre os que o temem. Ela passa a cantar como Deus trabalha para cumprir Seus planos. De forma metafórica, ela fala sobre a manifestação do braço do Senhor (Lc 2.51a), que realizou vários feitos:


  • 1. Deus espalhou os arrogantes, numa provável referência, por exemplo, a torre de Babel, onde ele desfez planos de humanos orgulhosos (51b; Gn 11);

  • 2. Deus derrubou governantes, poderosos orgulhosos e exaltou os humildes, afinal, Ele é dono de todo poder (Lc 1.52; Rm 13).

  • 3. Deus cuidou dos pobres e os ricos foram embora sem suas riquezas, como em muitas batalhas de Israel contra nações poderosas (Lc 1.53; fim do exílio);

  • 4. Deus cumpriu suas antigas promessas, cuidando de Seu povo (Lc 1. 54-55), e o nascimento de Jesus era a concretização disso, pois por meio deste descendente de Abraão e Davi, todas as nações as famílias são abençoadas.

Maria nos ensina a louvar diferente Para Maria, sua vitória é uma celebração da ação de Deus em prol dos que carecem da misericórdia de Deus. Ela louva a Deus, porque Deus estava por meio do Menino em seu ventre, cumprindo sua palavra e salvando os que creem nele. Maria celebra o fato de Deus desenvolver tamanho Plano de Salvação utilizando pessoas humildes. E reconhece seu lugar, como serva, e tributa a toda honra e toda glória a Deus. Ela considera-se "escrava do Senhor/humilde/pecadora".

 

É necessário como Maria aprendermos o louvor humildade, que reconhece o lugar de exaltação de Deus e o lugar de servo de todos nós. Em época de tanto individualismo e celebração de vitórias pessoais, Maria sabe que o favor de Deus é um favor coletivo, uma bênção atemporal, que embora aconteça na sua individualidade, é realizada por uma promessa antiga para todos os povos da Terra.

 

Ser salvo não nos torna co-autores da obra de salvação, somos vasos de barro (2 Co 4.7), e como Maria sabe "Foi o Braço do Poderoso que fez grandes coisas"! Temos de louvar como Maria. Ela nos ensina a render glórias a quem nos salvou. Louve junto com o Magnificat pelo que Deus fez em você e louve pela Obra dele na vida de outros. Cante pela Sua graça e salvação!


Andrei Sampaio Soares.


bottom of page