top of page

Aprendendo com Agar - Aprendendo com Agar

O texto de Gênesis 21:9-21, nos conta que Agar se encontrava em apuros. Foi expulsa da casa de Abraão. Chegou num momento da sua vida em que não via mais expectativa alguma para a vida e para a vida do seu filho.


No texto de acima, de Gênesis, mostra que o maior medo de Agar era o de que seu filho morresse (Gn 21:14-16). Ele não morreu. Apesar da escassez Deus os abençoou e cumpriu a sua promessa! Deus socorreu mãe e filho no momento da aflição. Vamos ver o que esta mãe solteira nos ensina.

1. Aprendemos com Agar, que Deus nos encoraja.

Agar foi usada e, depois que não tinha mais serventia, foi jogada fora, lançada no deserto com uma mão na frente e outra atrás, à pão e água. É desprezível esta atitude de Abraão. Ele era um homem rico. Ele poderia ter enviado uma numerosa escolta para proteger Agar e seu filho. Poderia dar-lhes amplas provisões, animais de carga e até guias para levar-lhes até a algum lugar específico.


Dali saiu andando errante (v. 14). Ele ficou vagueando pelo deserto aguardando a morte. A água acabou e ela deixou seu filho debaixo de um arbusto e se afastou para não vê-lo morrer de sede. Ele se afasta a cerca de um tiro de arco (v. 16). Cerca de 700 metros. Agar se distanciou tanto de seu filho que a ponto onde não podia vê-lo e ouvi-lo. Seria duro demais para aquela mãe aquela cena. Nesta hora, os dois choravam (v. 16-17). Deus ouviu o choro do menino!


Eles não estavam sozinhos naquele deserto. Que palavras poderiam encorajá-la, em meio a tanto sofrimento físico e Emocional? Somente a Palavra de Deus. Qual foi a palavra de encorajamento? Não temas! E, porque é confiável? Por que foi Deus quem ouviu o choro da criança.

 

Palavras de encorajamento só produzem efeito quando são confiáveis;

quando são de Deus ainda mais!

 

Em tempos de aflição Deus pode nos ajudar por meio de sua palavra. A Bíblia é uma fonte inesgotável de encorajamento. No deserto escaldante da vida, o Senhor pode através de sua Palavra nos encorajar. Quanta gente que teve ótimas experiências com a Palavra nestes momentos?! Pois não desprezou, nem abominou a dor do aflito, nem ocultou dele o rosto, mas o ouviu, quando lhe gritou por socorro (Sl 22:24).


2. Aprendemos com Agar, que Deus nos orienta.

Deus viu o choro daquela mãe e ouviu a voz do menino. Além oferecer encorajamento, Deus forneceu orientações a Agar: Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão (Gn 21:18). “Segura-o com firmeza” literalmente, “fortalece nele a tua mão”. Como Agar estava? “Sentada”... (v. 16). Levanta-te é a ordem de Deus.

 

As palavras de coragem de Deus dão novo ânimo

ao coração daquela que já havia desistido.

O gigante do medo se vai quando temos o Senhor do nosso lado!

 

Se você está cansado de lutar, coloque sua vida hoje nas mãos do Senhor! Ouça a voz de Deus através de sua palavra: Ergue-te!


Quando a água do odre acabou Agar desistiu. Ficou com tanto medo de perder seu filho naquele deserto que já não quis mais caminhar. Ficou cega. Só conseguia enxergar o pior. Só conseguia pensar na morte do filho. Depois de encorajar e renovar suas forças, Deus lhe abre os olhos! Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz (Gn 21:19).


O poço estava ali diante dela e ela não via. Quantas vezes a solução para uma crise está bem à nossa volta e não percebemos, não é mesmo? Mas, graças a Deus que Jesus abre os nossos olhos. O Senhor orientou todos os passos daquela mãe solteira. E se você esta enfrentando alguma crise peça para o Senhor abrir os seus olhos hoje. Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor (Sl 121:1-2).

3. Agar nos ensina, que Deus está presente em nossa vida.

Veja o que diz o versículo 20: Deus estava com o rapaz, que cresceu... Deus não deixou que a vida de Ismael terminasse naquele deserto. O medo de Agar foi dissipado. Deus ofertou sua presença para aquela mãe e aquele filho. Os ajudou. Ele havia prometido para Abraão que esse seu filho também seria uma grande nação (Gn 21:14). Ele havia prometido para Agar que Ismael seria uma grande nação (Gn 21:18).


Deus cumpriu o que disse! Ismael casou como uma egípcia (Gn 21:21). Os seus descendentes são os árabes. Hoje em dia o mundo árabe é uma potência e tudo começou com Ismael. A palavra que ele deu a seu pai e sua mãe foi verdadeira.

 

Nunca se esqueça disso, nós não estamos sozinhos,

Deus está sempre ao nosso lado. Quando enfrentar seus maiores medos,

lembre-se que bem ao seu lado está o Senhor!

 

Ele prometeu que não nos deixaria, que estaria conosco todos os dias da nossa vida. Ele é fiel! Creia. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações (Sl 46:1).


Lições finais de Agar

O Senhor é o nosso socorro em tempos de aflição. Você acredita nisto? Em tempos de aflição podemos contar com seu encorajamento, sua orientação e sua presença. O salmista disse: Senhor, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me saraste (Sl 30:2). Em outra parte afirmou: Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem (Sl 60:11); e: O nosso socorro está em o nome do Senhor, criador do céu e da terra (Sl 124:8).


Deus esteve presente no momento que Agar, uma mãe solteira, precisava, e isso é reconfortante. Da mesma forma ele vê nossas dores, nos orienta em nossa jornada nessa vida.

Eleilton Freitas.


Comments


bottom of page