top of page

Aprendendo com Eva - Série 'aprendendo com mulheres'

Diante do que conhecemos sobre Eva, os primeiros quatros capítulos de Gênesis, nos ajudam a tirar lições preciosas de sua vida, que nos ensinam muita coisa, sobre a primeira mulher da história.


Amada por muitos, odiada por alguns; compreendida por poucos, difamada pela maioria. Eva é muitas vezes negligenciada como a primeira mulher, não somente porque errou, junto com Adão, mas por ter outros episódios de sua vida negligenciados.


Seu nome, segundo estudiosos, entre os muitos significados: “…está relacionado com um termo hebraico (hayyah), que significa viver. Ela foi chamada assim, porque se tornaria a mãe de todos os seres humanos.” (Champlin). Ainda outro estudioso bíblico, sugere que “(...) a conexão Eva como mãe; sugere ainda que Adão ouvira com fé a promessa do versículo 15 [Gn 3], que fala que o Descendente da mulher pisaria a cabeça da serpente, que biblicamente (Ap 12.9), que é satanás)” (Comentário Vida Nova).


Diante do que conhecemos sobre Eva, os primeiros quatros capítulos de Gênesis, nos ajudam a tirar lições preciosas de sua vida, que nos ensinam muita coisa, sobre a primeira mulher da história.


1. Com Eva, aprendemos como foi especial a criação da mulher.

Ela foi criada a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.27); o próprio Senhor, a moldou com suas mãos. Ao criar Eva, Deus complementou Sua criação, ela era o que faltava para que estive tudo completo. Eva tornou-se parceira na criação: a auxiliadora idônea, a ajudadora adequada, a “cara metade” de Adão (Gn 2.18-25). Eva também protagonizou o primeiro casamento da história (Gn 2.24).

 

Nós também somos singulares e especiais. Você é criação de Deus, pois é uma filha ou filho de Eva, criaturas de Deus. Portanto, louve a Ele pela singularidade dessa obra. Sendo descendente de Eva, você traz em si a herança da “imagem e semelhança”, ou seja, todos nós recebemos de Deus as qualidades de: inteligência, vontade e sentimentos. E por termos essa marca de Deus em nós, devemos viver uma vida que agrade a Ele.


 

2. Com Eva, aprendemos sobre o “Pecado Original”.

Como todos sabem, Eva foi falha em seu comportamento. Em Gn 3, percebemos como foi derrotada, pela serpente, um disfarce usado pelo diabo. Eva deu ouvidos, conversou e foi enganada pelo inimigo (vv.1-6; 1Tm 2.14). Talvez esse seja o episódio mais ressaltado de sua vida. Eva, não foi criada com inclinação para o pecado. Porém, deu ouvidos a serpente, e junto com seu marido, protagonizou a cena que mudaria para sempre a vida de todos nós: O Pecado. Este foi o “Pecado Original” ou a “Queda”. Um triste capítulo na história da humanidade.

 

Assim como Eva pecou, você certamente já pecou também. O pecado nos separa de Deus, é um desrespeito a Sua Lei (Êx 20.1-17); causa desavença em nossos relacionamentos familiares e sociais; provoca o machismo e o feminismo; causa desordem em nossa relação com o meio ambiente (Gn 3:15-24).

 

Devemos orar confessando nossos pecados, e seguir a palavra de Jesus, e não as vozes do inimigo, do mundo ou da carne. Toda mulher, homem, idoso, jovem, adolescente, criança devem crer e seguir as palavras de Jesus (Mc 3.31-35), só assim, jamais sairão da presença do Senhor e um dia retornarão ao Jardim de Deus, ao novo céu e nova terra (Ap 21.1, 22.1-2): o retorno ao Plano Original do Senhor!


3. Com Eva, aprendemos sobre o amor de Deus.

Quem diria que a primeira promessa de salvação da Bíblia seria dita no mesmo capítulo do Primeiro Pecado. É isso mesmo, Eva recebeu a notícia, de que um Descendente dela, pisaria a cabeça da serpente, que era Satanás (Gn 3.15; Ap 12.9). Aqui, estamos de diante dos que os teólogos chamam de Primeiro Evangelho.

 

Além disso, o fato de eles terem suas vestes mudadas, de roupas de folhas de figueira (Gn 3:7) para roupas feitas com roupas de pele de animal (Gn 3:21), apontava para a morte de um substituto, pois a promessa de um cordeiro morto, foi feito desde a fundação do mundo, mostra que a Triunidade, mesmo que não tenha criado o ser humano para o pecado, providenciou um meio de salvá-lo.

 

O Descendente da mulher, é claramente identificado com Jesus Cristo, chamado por Paulo de “segundo Adão” (Rm 5). Nele, Adão e Eva, foram redimidos de seus pecados (Gn 3.21). Eva confiava na graça de Deus (4.1), pois teve mais um filho. Lembre, que a graça de Deus nos possibilita novos começos tanto aqui, como no futuro. Em Cristo somos novas criaturas e vivemos um novo tempo (2 Co 5.17). Portanto, não importante qual seja a sua história passada, seus pecados e erros, Deus está disposto a fazer em sua vida uma transformação. Mudar seu coração e te dar esperança.


4. Com Eva, aprendemos sobre crises familiares.

Apesar da graça de Deus em sua vida, Eva foi sofredora, pelas situações enfrentadas em família. Depois do pecado, crises conjugais abalaram seu casamento. A dor do parto lhe foi aumentada; sua família foi a protagonista do primeiro assassinato da história (Gn 3.12; 16; 4.8-11); enfim, ela enfrentou o dilema que muitas mães enfrentam neste mundo mau. Ela viu sua casa ser afetada por dilemas e problemas, e uma tragédia acontecer com seus filhos.


Vimos que Eva, assim como nós, foi alvo da graça do Senhor, mas apesar disso, enfrentou muitos sofrimentos. Entretanto, para quem tem fé em Cristo, se consegue enfrentar todas estas situações, porque Jesus venceu este mundo (Jo 16.33). Lembre que nada, absolutamente nada, pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo (Rm 8.38-39). Você está enfrentando tragédias, depressão, doenças, brigas, apegue-se a Deus, lute por sua família, mas saiba que apesar de todo esse cenário conturbado, nada pode separar você do amor de Deus!


O final de Eva

Após a tragédia de ter que enterrar um filho (Abel), morto por seu irmão (Caim), a primeira mulher da história, teve outro filho, Sete, o qual Eva disse ser um filho dado por Deus; de Sete, Eva teve um neto chamado Enos, com quem o nome do Senhor voltou a ser invocado (Gn 4.25-26).


Portanto, devemos lembrar a semelhança de nossa mãe Eva, que nossas experiências podem ser mescladas de dor e tristeza, erros e acertos, risos e lágrimas, mas, contamos com o Senhor. Assim, como Ele cuidou da primeira mulher, também cuidará de cada um de nós, se confiarmos em Sua graça e seguirmos Sua Palavra.


Andrei Sampaio Soares.

Publicado, 02/03/19, às 01h32


bottom of page