Furar a fila quando estão na sua frente, é um perigo. Outro dia, estava todo paciente esperando para ser atendido numa repartição pública, pois só tinha um atendente para dar as senhas, quando, naquele momento, um moço que chegou depois de mim. Simplesmente avançou ao chegar outro atendente. Eu pensei: -Hum, passou na minha frente né!A moça que atendia sozinha avisou a ele: -Moço, aquele rapaz está na sua frente! Internamente, me senti recompensado por ter chegado mais cedo que ele. Na mesma hora, lembrei da história contada por Nosso Senhor em Lucas 14.7-11:
Ao observar como os convidados escolhiam os primeiros lugares, contou-lhes esta parábola:
Quando fores convidado por alguém para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar; para que não aconteça de haver outro convidado mais digno do que tu,
e quem convidou a ti e a ele venha e te diga:
Dá o lugar a este; e então, envergonhado, tenhas de ocupar o último lugar.
Mas, quando fores convidado, vai e ocupa o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, ocupa um lugar mais elevado.
Então serás honrado diante de todos os que estiverem contigo à mesa.
Pois todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Não pague um mico. Jesus estava na casa de um fariseu, jantando. Ele sabia, como eles se consideravam e se viam, "superespirituais", gostavam de notoriedade, holofote e views. Por isso, deveriam ter cuidado com esse desejo.
Aí, Jesus "desenha" para seus ouvintes, falando sobre uma postura em um casamento. Ele mostrou do porque não se sentarem nos primeiros lugares, para não correrem o risco de serem expulsos, caso esses lugares já estivessem reservado a outros convidados. Um ensino maior Jesus tirava daquela festa tão comum em sua época, a lição sobre ser exaltado e ser humilhado. Mas que ocupar um lugar, o que estava em jogo era o desejo de se ter uma posição, um status. Por isso Jesus enfatiza: Pois todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Lucas 14.11) A exaltação deve ser algo feita por outrem, afinal, o reino dos céus não é um lugar para orgulhosos ou promotores de si mesmo, o reino, é o reino da "felicidade dos humilhados e pobres de espírito", ou seja, os que sabem de sua impotência para se auto-salvarem e que necessitam da graça salvadora de Deus. Por isso, pense bem antes de furar filas, ou de, se exaltar a si mesmo.
Andrei Sampaio Soares.
Comments