Notre Dame não é mera testemunha da história, mas a atriz principal da história francesa
Passado alguns dias do incêndio da Catedral de Notre Dame, deve ser muito difícil tentar controlar um incêndio, que consumiu quase meia tonelada de madeira e alguns séculos de história, pois por mais que se reconstrua o telhado e a estrutura, não serão os mesmos carvalhos que presenciaram o auge e o fim da Idade Média, o nascer do Iluminismo, a maior revolução política da história, um homem que se auto coroou ( falo de Napoleão)... Enfim, Notre Dame nunca mais será a mesma.
É incrível ver que as margens do Sena que contemplaram o chegar de mais uma primavera européia, se depararia em poucos dias com um cena tão triste para o parisiense e para qualquer cidadão desse mudo globalizado, que certamente olha Paris com olhos de beleza e dentre as principais belezas está Notre Dame. Uma arquitetura gótica linda e fantástica, a tentativa de se elevar a Deus usando a arquitetura. A delicadeza dos entalhes nas suas grandes portas, as gárgulas que parecem sentinelas que causam certa estranheza numa igreja. Impossível, ser indiferente tanta beleza, uma beleza mórbida, silenciosa comum a igrejas góticas, com vitrais em parte enegrecidos pelas fuligens do desenvolvimento, Notre Dame, ora brilhava, ora se escondia numa Paris tão diversa, que lhe enxergava como coração de sua história.
Para mim, Notre Dame, era um desses lugares impossíveis de não conhecer estando em Paris, mais que isso, um lugar com cor e cheiro da história. Um daqueles lugares que a gente para pra pensar e se dá conta que é mais velha que o achamento do Brasil. Dói saber, que ela não estará mais lá de forma plena nas minhas próximas férias e que como Paris, Notre Dame, também mudará.
No entanto, me dá uma dose de esperança quando vemos que a há no coração do francês o desejo de manter sua história viva, por que Notre Dame não é mera testemunha da história, mas a atriz principal da história francesa e saber que um povo não vai deixar sua história simplesmente virar cinzas e sua beleza simplesmente ser queimada, e que Notre Dame continuará linda e imponente; nos faz querer ir a Paris em outros verões e ver mais uma vez a história ser feita diante dos nossos olhos e em Notre Dame.
Pollyana Pantoja.
Imagens que Pollyana fez quando foi a Paris: