top of page

Uma vida ensolarada - Devocionais de verão

A caminhada de quem segue a Deus é impulsionada pela graça e poder do Espírito,

e em obediência a ele, acontece constante ascensão!

 

Texto bíblico:

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Pv 4:18).


Entre nuvens

Entre os vários conselhos de sabedoria dados por Salomão em Provérbios (Pv) 4, está o versículo 18. Nele, o sábio conta como é o caminho de vida daqueles que andam segundo a Palavra de Deus. Na NVT[1], temos a seguinte tradução: O caminho dos justos é como a primeira luz do amanhecer, que brilha cada vez mais até o dia pleno clarear.

 

O texto, metaforicamente, trata da vida de quem crê no Senhor.

Essa vida é como os primeiros raios de sol pela manhã,

até chegar o meio dia, aqui, o momento mais pleno do dia.

 

A partir de Pv 4:11-13, Salomão fala de um “caminho ensolarado” e de um “caminho escuro”. O “ensolarado” é o caminho certo (obediência a palavra, v.11); é o caminho de vitória (um percurso que você caminha e corre, sem impedimentos, v.12); é um caminho de vida (a instrução recebida, livra da morte, v. 13). Ou seja,...

 

...para termos uma vida ensolarada é necessário obedecer

aos mandamentos de Deus, seguir sua voz.

 

Já o “escuro” (Pv 4:14-17, 19), é um caminho mau (v.14); é um caminho a se evitar (deve-se manter distância, v.15); é um caminho dos que arquitetam a maldade (pecado premeditado, v.16); é um caminho de inconsciência (ausência de Deus, v.17). Dessa forma, a vida de quem não anda segundo os mandamentos é escura e está longe de Deus. Qual tem sido o seu caminho?


Luz na vida

A vida cristã deve ser um constante crescimento, tal qual o sol vai se mostrando, cada vez mais quente. Assim, a vida cristã tem que caminhar sempre! O texto de Pv 4:18 é uma injeção de ânimo da parte de Deus para sua vida. E não importa se você nunca esteve neste “caminho ensolarado” ou se está com os pés no “caminho escuro”, você pode ter uma vida ensolarada, pois é uma questão de decisão, de escolha, de obediência aos mandamentos do Pai.


Essa vida aquecida e iluminada vai crescendo na medida em que, dependentes do Espírito, vamos andando no caminho de luz: adorando somente a Deus e não ídolos, não usando seu nome para coisas erradas, guardando seu dia, sagrado, o sábado (Êx 20:1-11). Seu próximo também é alcançado por esta luz, na medida em que você obedece ao pai e mãe, não mata, não adultera, não rouba, não espalha “Fake News” das pessoas e nem deseja o que são delas (Êx 20:12-17). Viva sempre nesse caminho de luz, pela graça e poder Deus: escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência (Dt 30:19c).


Conclusão

Ore para que Deus o mantenha numa vida de constante crescimento, em obediência aos seus mandamentos.


Leituras para lembrar

Pv 4:18; Pv 4:11-13; Pv 4:14-17, 19; Êx 20:1-11; Êx 20:12-17; Dt 30:19c.


[1] Nova Versão Transformadora.


bottom of page