top of page

Alegria pelo amanhecer - Devocionais de Verão

Se na vida enfrentamos “noites escuras”, é certo que elas podem ser substituídas por “manhãs de graça”


Texto bíblico

Porque sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas o cântico de júbilo vem de manhã. (Sl 30.5)


Entre nuvens

Alguma vez você encarou uma madrugada de chuva torrencial, copiosa e volumosa, que assombrou suas horas de sono? Lembro-me de enfrentar uma noite de temporal sob uma casa cheia de goteiras e que inundava. Só tarde da noite conseguimos limpar tudo e esperávamos, ansiosamente, que, com o calor do sol e com o dia que ia amanhecer, pudéssemos ter a casa mais seca e providenciar algo que ajudasse a deixá-la organizada novamente.


O salmista fala de uma noite que estava esperando passar quando disse: o choro pode durar uma noite, mas o cântico de júbilo vem de manhã (Sl 30.5b). O rei Davi fala de fatos anteriores a essa declaração, que certamente eram sua “noite”. Sua “noite” poderia ser a perseguição dos inimigos (v.1); poderia ser uma doença (v.2); ou, sua “noite” poderia ser a própria morte (v.3).


Davi era um rei, e com suas muitas batalhas e vida agitada, era fácil enfrentar uma “noite” escura. Doença, desânimo ou inimigos, ele enfrentava. Apesar disso, a tristeza (o choro descrito no Sl 30.5b) é algo passageiro na vida do governante. “O ‘choro’ aqui personificado; não passa de um hóspede que permanece enquanto dura a breve noite oriental, mas depois retira-se discretamente ao clarear do dia”[1].


Luz na vida

Qual sua noite escura? O rei Davi enfrentava uma enfermidade que quase o levou a morte e ainda provocou riso dos seus inimigos. Já viu algo parecido? Talvez enfrentando sua dor, você se sinta fracassado na fé, com direito a uma torcida perguntando onde está seu Deus. O céu de sua existência está sem estrelas e você enfrenta alta madrugada, convivendo com o hóspede chamado choro. Não se preocupe, nada de ruim é pra sempre! Como diria o profeta Jeremias: …as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lm 3.22b-23).

 

Sua dor vai passar. Não perca sua esperança em Deus! Não cesse de lembrar que apesar da forte aflição e dor, da grande tempestade enfrentada, o Senhor está com você nesta “noite escura da alma” (Na 1.3). E o mesmo Deus que está na tempestade de suas lágrimas, é o Senhor que fará o sol iluminar sua vida novamente. Confie em sua graça. Em breve você cantará de novo. O amanhecer vem vindo!

 

Conclusão

Ore pedindo a Deus que o livre desta “noite com choro” na sua vida. Confie no Senhor que o amanhecer virá.


Leituras para lembrar: Sl 30.5; Lm 3:22-23; e Na 1:3.


Por Andrei Sampaio Soares.

Bibliografia:

[1] Meyer, F. B. Comentário Bíblico. Tradução: Amantino Adorno Vassão. 2 ed. Belo Horizonte: Betânia, 2002, p. 279.


bottom of page