top of page

Aprendendo com a Igreja - Série aprendendo com mulheres

Vamos ver as lições que aprendemos, no relacionamento de Cristo e Sua Noiva,

com base em Efésios 5:22-32.

 

Jesus veio ao mundo a quase 2 mil anos atrás, porém, mesmo voltando para o céu, nos deu uma promessa: eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. (Mt 28:20b) Mesmo sabendo disso, Ele não está visivelmente presente, embora sua presença seja real. Ele está sempre presente! Entretanto, o Senhor age também, por meio de Seu Corpo. E segundo a Bíblia, o Corpo de Cristo tem um nome. Paulo diz que a Igreja, que é a reunião dos seguidores de Jesus, judeus e não-judeus, é o Corpo de Cristo. Quando diz que Cristo domina todas as coisas, diz que o Pai, pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. (Ef 1:22-23)


A Igreja é a manifestação visível da presença de Cristo no mundo. A Igreja é um nome aplicado a coletividade de cristãos. Só somos igreja, se estamos juntos. Individualmente, somos membros do Corpo, coletivamente formamos ela: Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo. (1Co 12:27) Esse Corpo, a Igreja, recebe vários nomes na Bíblia, e um deles se refere a Mulher e Noiva de Cristo (Ap 12; 22:17). Essas duas metáforas, nos ensinam muitas coisas. Vamos ver as lições que aprendemos, no relacionamento de Cristo e Sua Noiva, com base em Ef 5:22-32.


1. Aprendemos que a Igreja tem um Salvador (Ef 5:22-24)

Todas as pessoas para pertencerem a Igreja de Cristo, devem crer nele como seu Salvador. A pessoa se reconhece, diante da pregação da Palavra, um pecador sem condições de se autossalvar. A Igreja então, é a comunidade dos que foram resgatados e perdoados de seus pecados (Ef 2:1-9), e feito, filhos e filhas de Deus, nosso Pai. Essa transformação aconteceu por meio da Palavra e do Espírito (Jo 1:12-13), transformando essas pessoas em nova criação de Deus (2Co 5:17).

 

Quem pertencente a igreja deve viver em obediência e submissão a Jesus. Quem pertence a Igreja, se preocupa com o que o Cabeça pensa. Deseja pensar seus pensamentos, andar no seu Caminho, obedecer a sua Verdade e viver a sua Vida.

 

A Igreja é centrada no Seu Salvador, de forma que tudo o que faz, as palavras que fala, a forma como vive tem em Jesus sua centralidade. A Igreja tem único Salvador, que é Jesus, e o livro que aprendemos isso é a Bíblia. O Salvador verdadeiro é da Palavra. Como Ele mesmo disse, Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. (Jo 7:38)


2. Aprendemos que a Igreja tem um planejamento de vida (Ef 5:25-27)

Quem foi salvo, foi salvo para viver de acordo com a Lei de Deus, praticando as boas obras (Ef 2:10), em obediência ao Noivo. É isso que Paulo defende neste trecho de Ef 5:25-27. Jesus se entregou pela Igreja. Ele morreu na Cruz. Ali aconteceu a maior demonstração de amor de todos os tempos. Além disso, a Crucificação de Cristo, possibilitou uma nova forma de viver aos cristãos.

 

A Cruz é o ponta-pé inicial, de uma grande obra na vida dos que creem no Senhor.

É possível ser santo e viver em santidade, graças a Obra da Cruz.

 

para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.Essa santificação, aqui e agora, leva a última etapa da salvação, a glorificação. Paulo afirma isso, quando diz, (Ef 5:27) A igreja passa por um processo que poderíamos chamar de “banho de loja”. Ela andava maltrapilha, agora o Noivo que a resgatou, lhe deu condições de trocar as suas vestes, para que chegue em sua festa de casamento, belíssima. Cada dia vamos crescendo em Cristo. Tirando as “velhas” roupas da fofoca, imoralidade, raiva, desobediência aos Dez Mandamentos e outros pecados, e nos vestido de amor, bondade, amor a Deus e ao próximo, aos inimigos, enfim, vestindo as boas obras, para que no Dia de Sua volta estejamos uma Igreja bela para nosso Noivo, Jesus.


3. Aprendemos que a Igreja tem sustento, durante sua jornada (Ef 5:28-31)

Ao falar da relação de marido e mulher, e falar do amor que o marido tem a esposa, amando ela, assim como ama seu próprio corpo, Paulo diz que Cristo faz isso com a Igreja. Assim é dito: Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja (Ef 5:29). Paulo não apenas afirma o antes e depois da Igreja, mas fala do agora. A Noiva de Cristo, não está sozinha, mas tem a presença do Senhor com ela. Veja como o texto mostra o cuidado de Cristo. Ele a alimenta, como você faz com seu corpo. Isso é uma certeza: porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. (Hb 13:5c)


Assim como Deus alimentou seu povo no deserto, com a Palavra e com pão, assim Ele alimenta a Igreja em sua jornada diária até o novo céu e nova terra, pois, Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre (Hb 13:8).

 

Portanto, não temas as crises econômicas, as tribulações, as epidemias, as guerras, os ataques a fé cristã. Faça como a Escritura diz: afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem? (Hb 13:6).

 

Cristo está conosco apesar das lutas. Podemos confiar na Sua presença, o Seu Espírito em nós, nos lembra que ele nos alimenta, nos protege, nos guarda. Ele nos guia nessa jornada que termina em Sua Volta.


O capítulo final da Igreja é animador.

Todos os que fazem parte e formam a Igreja de Cristo, Sua noiva, são inseridos na genealogia de Sua futura esposa, no momento que creem no Salvador. Antes de Cristo, de ser a Sua Pretendente, estávamos jogados na sarjeta da História, sem amor, comida ou casa para morar, mas Cristo veio, nos amou e nos deu o enxoval para nos prepararmos para a maior celebração de Casamento de todos os tempos (Ez 16:4-14; Ap 19:9). Na cultura judaica, depois que pagava o dote ao Pai da noiva, o homem voltava para casa de seu pai, a fim de, construir o primeiro apartamento do casal, até voltar para se casar com a noiva.


De mesma forma, o Senhor prometeu que na casa de Seu Pai, há espaço suficiente para a Igreja, Sua Noiva. Ele já enxerga no futuro, que ela chegará nas bodas, a festa de casamento do Cordeiro e da Igreja.

 

Enquanto Ele não vêm, a Igreja vai se preparando para o grande dia, vai se transformando, se reformando, se cuidando, vai se embelezando, com as jóias das virtudes cristãs, da fé, da obediência, da esperança e do amor ao Filho.

 

Individualmente, o que Jesus nos diz é que tem espaço para você. Não desista de ser parte da Igreja. Creia em Jesus, e faça parte dos que são perdoados por Jesus e salvos do pecado. Não esqueça essa promessa, a Mulher mais amada por Cristo: Jesus disse: — Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. (Jo 14:1-3 NTLH)


Andrei Sampaio Soares.


bottom of page