top of page

Rebelem-se! Uma mensagem às mulheres

O apóstolo Pedro escreve, sobre uma santa rebeldia, sobre uma digna rebelião.


A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus. (I Pedro 3.3-4)

(Esse texto estará todo direcionado à mulheres, mas certamente os homens poderão ler e ser edificados!)

Todo mundo sabe, todo mundo conhece a história das 196 mulheres que morreram queimadas, em um 8 de março há alguns anos atrás. Todo mundo também sabe do fato que elas morreram porque estavam protestando, exigindo direitos e todas essas coisas. Tais mulheres estavam em atitude de inconformismo em relação ao sistema onde estavam inseridas! Eram, por assim dizer, as rebeladas de seu tempo...


E o intuito dessa breve reflexão, amadas irmãs, é fazer apenas um pedido a vocês: “REBELEM-SE!”. Exatamente! Afinal, é sobre isso que o apóstolo Pedro escreve, sobre uma santa rebeldia, sobre uma digna rebelião. A rebelião das crentes em Jesus Cristo, salvas e remidas pelo Seu sangue, que agora vivem uma vida de santificação e temor ao Senhor.


O mandamento do Senhor, contido na Escritura, é que não nos moldemos a esse mundo (Rm. 12.2) e Pedro fortalece essa ordem, nos versículos postos acima...

 

A ideia do texto é, pro nosso contexto:

“Não sejam como as mulheres da sociedade de vocês,

que valoriza essencialmente as curvas, os decotes, as unhas e rostos pintados,

os cabelos esticados. Mas valorizem, o caráter, o interior, afinal,

foi para transformar o caráter que nosso Senhor morreu!”

 

Entendem, imãs? O mandamento não é ser uma relaxada nas vestes, que anda toda de qualquer jeito. Mas é uma ordem de inconformismo! É uma ordem que visa à sua santificação, mulher.


Por vezes, o exemplo das 196 é tido como negativo, como pejorativo. Mas olhem pra elas com bons olhos, e faça diferente. Inconforme-se com teu mundo, inconforme-se com tua sociedade, inconforme-se com tua cultura. Mas proteste de maneira santa, por meio de tua vida, das tuas atitudes, das tuas vestes, dos teus penteados, da tua maquiagem, da tua postura em casa, na sala de aula, no serviço. Enfim, proteste com o teu ser. Não se conforme com esse mundo desprezível, e viva diferente.

Em nome de Jesus, Rebelem-Se!


Eric de Moura.


bottom of page