Nas nossas desesperanças, o evangelho nos convida a olhar para cima
O que esperar de 2019 se você entra no novo ano sem emprego? Talvez por isso, teve que trancar a faculdade, cancelar o plano de saúde, cortar passeios e outros entretenimentos. Parou de comprar livros, mudou de casa e até de cidade.
O que esperar de 2019, se você sabe que na virada de ano,
não acontece nenhuma mágica e muito menos nada
de efetivo se altera? É apenas uma mudança de dia e hora.
Um momento clichê e tradicional de sempre.
Porém, nas nossas desesperanças, o evangelho nos convida a olhar para cima, para o alto. Davi ensina a olhar além dos montes (Sl 121.1), como quem diz pra olhar além dos fogos. Ele percebe que Deus controla tudo.
Abrão passou várias entradas de ano sem um filho,
porém, creu contra a esperança, e da promessa da
Palavra de Deus lhe nasceu um filho em plena velhice.
Eles superaram seus fracassos, acima de tudo, porque estavam ancorados no amor eterno do Senhor. Nele, nosso futuro é guiado pelo Criador do tempo, independente de crises, necessidades, presente ou porvir (Rm 8.31-39).
Além da fé, é necessário muito trabalho pela frente. Os currículos distribuídos, os cursos preparatórios, a busca nas várias áreas, até que uma porta seja aberta e não sirva de acomodação, mas de continuidade.
A melhor esperança que podemos ter para 2019 é a dada por Isaías, que entrou ano e saiu ano, e não viu o que profetizara se concretizar, pois morreu nessa espera. Ele revela em seu livro profético que, não somente idosos se cansam, mas jovens também. Porém, apresenta um antídoto contra os desafios da vida. Ele diz: os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam (Is 40.31). Esperar, confiando no Senhor e lutando por dias melhores, mas acima de tudo, esperar sempre no dono de 2019.
Andrei Sampaio Soares.