top of page

Aqui é Galiléia: Brasil das nações!

O Brasil é um país maravilhoso, rodeado de belezas naturais como praias, chapadas e vales. Tem rica biodiversidade além de abrigar um dos mais diversos povos do mundo. Talvez nenhuma outra Cultura seja tão mista como a nossa.

 

Aqui se misturam o sangue do branco europeu, do negro africano e do índio nativo.

Temos descendentes de italianos, portugueses, franceses, holandeses, alemães.

Tem uma pitada de Cultura oriental com a maior comunidade japonesa

reunida fora dos limites do Japão. Somos um povo de muitas cores!

 

Somos também um povo de periferia, não estampamos os grandes jornais mundiais por bons motivos e não participamos das reuniões dos países mais desenvolvidos do planeta. Somos periféricos, mas não sem valor. Temos uma história de mais de 500 anos de luta por auto afirmação no cenário mundial e, apesar de sermos o "primo pobre" das Américas ainda temos papel decisivo em questões econômicas na América Latina. Somos um pequeno gigante, composto por diversas cores e formas, de um povo alegre e festeiro e de um sorriso sempre pronto.


Uma periferia chamada Galiléia Nos dias de Jesus, o território da Palestina tinha algumas divisões. Dentre elas destacamos uma principal que é a Judeia, onde estava Jerusalém e o templo e a outra a Galileia, região mais periférica, que vivia de pesca e subsistência. Jesus não inicia seu ministério nos portões do templo de Jerusalém, mas na pequena cidade de Cafarnaum, a beira do Lago da Galileia.

 

Ele escolhe um ambiente simples, de pessoas simples

e estrutura simples para ensinar verdades profundas

do Reino de Deus. Isso acontece também para que

se cumprisse a profecia de Isaias (cf. Is. 9.1-7).

 

Na profecia de Isaías a vinda do Messias traria três coisas àquela região e povo de origem simples: traria luz, alegria e um novo governo.

Luz...

porque eles estavam obscurecidos pelas trevas do pecado.


Alegria...

pois uma alma sem a presença de Deus não encontra verdadeira felicidade.


Governo...

porque o Messias do Natal inaugura um novo Reino, o Reino dos Céus, do qual ele é Rei e Senhor. As semelhanças entre Brasil e Galiléia O que o Brasil e a Galileia têm em comum? Muito! Dentre os exemplos, citamos a periferia, pouca influência no cenário macro, pobreza e desigualdade, diversidade...

 

Jesus escolheu um lugar simples pra iniciar seu ministério

mostrando que dá preferência à simplicidade em detrimento ao luxo.

 

Desta forma, nossa oração é para que a consciência do Natal do Senhor nos faça enxergar as nossas necessidades e reconhecer que, assim como os galileus, nós também carecemos com urgência de luz espiritual para iluminar nossos passos, alegria verdadeira para aquecer nossos corações e um Verdadeiro Governo que Reúne Eternamente sobre nós!


Eric de Moura.




bottom of page