top of page

A cidade de chocolate 1: presença

Em alguns anos anteriores, tive a oportunidade de visitar a bienal de artes do Ibirapuera em São Paulo. Foi em uma segunda-feira, feriado na cidade de São Paulo. Havia na bienal várias “obras de arte” (e algumas eram obras de arte mesmo!). Apesar de não ter entendido muita coisa, teve uma obra que me chamou bastante atenção e me fez lembrar do meu tempo de criança; uma cidade tamanho miniatura feita 100% de açúcar...


 

Eu sempre sonhei quando criança com uma cidade inteirinha feita de chocolate! Asfalto de chocolate, casa de chocolate, carro de chocolate... Uma cidade onde tudo era perfeito, onde ninguém sofria, e é lógico onde eu poderia comer muito chocolate... Infelizmente essa não é a realidade da vida. Bom seria se ela fosse um doce, mas não é... Durante a nossa caminhada cristã enfrentamos momentos amargos, difíceis, tristes, momentos de intensas lutas. Em muitos desses momentos a vontade que temos e abandonar tudo, desanimar. O que fazer nestes momentos? O que fazer quando a cidade de chocolate fica distante de nós?

 

Para responder essa pergunta, gostaria que meditar com você em Marcos, no capítulo 6. Para não desanimarmos, duas atitudes que devem ser tomadas por nós, discípulos de Cristo, diante das lutas na nossa caminhada cristã.


Em primeiro lugar, para prosseguir na caminha cristã, mesmo diante das lutas da vida, é preciso estar com Jesus. Observe o versículo sete: “Chamou para si os doze...” Perceba que antes de enviá-los para sua missão, Jesus os chama para estar com Ele. E eles obedecem a Jesus. Nos versículo 30 os discípulos voltam para relatar tudo o que tinham feito. Agora perceba que embora o ministério dos discípulos beneficiasse as pessoas, Marcos faz questão de relatar as necessidades dos discípulos. No v. 31 Jesus diz: “Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco...” Os discípulos estavam cansados, exaustos, talvez até chateados com algum insulto que receberam na missão de pregar a palavra. Eles eram seres humanos, tinham suas dificuldades. Veja que Jesus não ignora isso! Ele os chama a parte, Ele os convida para passar um tempo com Ele.


Jesus conhecia as necessidades dos seus discípulos, Ele conhece as nossas necessidades. Nada foge dos seus olhos. Jesus também nos convida para estar com Ele...


 

Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu julgo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas. Pois o meu julgo é suave e o meu fardo é leve (Mt. 11:28-30). Discípulo de Cristo precisa estar com Ele.

 

Talvez o que a maioria de nós precise hoje para encontrar descanso não seja um carro super confortável, uma casa extremamente luxuosa, uma banheira de hidro-massagem, mas contato com Jesus, comunhão com Jesus, convívio intimo com Cristo. Perceba um outro detalhe no texto: No momento que os discípulos enfrentam as lutas diárias de suas vidas Ele não os manda descansarem sozinhos, Jesus vai com eles. Jesus fazia parte da vida deles.


Querido internauta Jesus quer fazer parte da sua vida! Nós não vencemos para Jesus, nós vencemos com Jesus; nós não lutamos para Jesus, nós lutamos com Jesus; nós não trabalhamos para Jesus, nós trabalhamos com Jesus! Não se esqueça dessa primeira atitude. Não há como persistir na caminha cristã sem Jesus. Tenha contato com Ele, viva ao lado dele, compartilhe com Ele todos os momentos da sua vida!

Continua na próxima segunda...

A cidade de chocolate – II

Por Eleilton Freitas


bottom of page