top of page

Xeque Math: Era uma vez

Num reino muito distante, na verdade em um outro universo, havia num planeta um rei chamado Ivad. Este rei dominava sobre todo um reino, que por sua vez, se chamava Learsi. Mas não pense você que a vida de Idad foi fácil. Não foi não! Para assumir o trono ele teve que esperar o rei Laus, um rei que foi nomeado pelo grande Rei, o Rei dos planetas, Seud, para governar aquele reino.


Porém Laus não obedeceu a tudo quanto Seud ordenou e por isso Ivad foi escolhido para susceder ao trono. Laus quando soube perseguiu Ivad, mas Ivad jamais mataria alguém que tinha já sido escolhido por Seud. Após muitas guerras com outros povos, Laus veio a tombar, e Ivad assumiu o trono. Mas novamente, não pense que foi fácil. Não foi!


Ivad pegou um reino dividido entre Aduj e Learsi. Depois de muitas guerras e negociações, Ivad conseguiu reunir os dois sub-reinos, e formou de fato o grande reino de Learsi. Tudo ia bem, o povo amava seu grande comandante. Até que ele derrapou, ele errou feio, bem feio!

 

Depois de muitas guerras e vitórias, podemos dizer que Ivad subiu no salto e relaxou. Ivad era um rei muito temente ao grande Rei Seud, nunca fez nada contra a vontade do grande Rei, mas infelizmente, no ápice do seu momento como rei, Ivad desobedeceu uma das leis do grande Rei. Ivad tomou para si uma das mulheres dos soldados. Adulterou, gerou um filho. Quando soube que seria pai fora do casamento, Ivad pensou em muitas coisas para resolver, até ter a "brilhante" ideia de matar o marido de sua amante. E o fez de fato.

 

Ivad achou que estava tudo bem. Trouxe a amante pra dentro do castelo e curtiu a gravidez.

Seud, o grande Rei, tinha olhos em todos os reinos, em todo o planeta, e soube de tudo que Ivad fez. Seud se desapontou demais, sentiu tristeza, podemos dizer até que seu coração sangrou. Entre todos os reis, Ivad era seu preferido e, infelizmente o desapontara. Mas Seud não fechou os olhos para o erro de seu preferido, Seud mandou Ãtan, um emissário muito prestativo e fiel, para falar com Ivad.


Chegando ao reino de Learsi, Ãtan foi direto falar com Ivad. Este o recebeu de braços abertos e o cumprimentou, perguntou como estava Seud, o grande Senhor de todo o planeta. Ãtan disse que estava bem, mas tinha um probleminha. Ãtan contou tudo de errado que supostamente viu em Learsi, entre dois fazendeiros, Ivad ficou furioso e perguntou quem havia feito tal atrocidade (nem vale a pena escrever aqui). Ãtan sem demora respondeu: você!

No momento em que o emissário disse "você!", Ivad entendeu que toda a fábula era sobre ele. Ãtan, assim como Seud, amavam demais Ivad, mas quando precisou foram oposição aos erros do rei de Learsi.


Passado muito tempo, de geração em geração, esta história chegou até mim, lembrei dela, reproduzi aqui pra vocês e cheguei a uma conclusão...

 

O cristão deve se portar sempre como o emissário Ãtan, que, gostando ou não, foi até Ivad e denunciou, mostrou a ele o seu erro. O cristão deve ser sempre oposição aos erros do seu governante. E sempre apoiá-lo em seus acertos. O cristão não tem lado, embora vote como todo cidadão, o cristão é devoto a Deus, e somente Ele é quem pode falar o que é certo e errado.

 

Nasci em 1990, de lá pra cá tivemos 8 eleições: Collor e Itamar até 94, FHC até 2001, Lula até 2009, Dilma até 2016, Temer até agora e o próximo será Bolsonaro.

Não interessa se você votou ou não neste último. Estas eleições de fato foram as mais polarizadas, mas isto não interessa. O que interessa ao cristão é: orar pela nação, pelo seu governante e, quando necessário, ser a oposição a leis e posturas que o governante tomar.

Que sejamos profetas para o povo, afinal o nosso lado deve ser sempre o de Seud, digo, de Deus!


Matheus Longo Mendes


bottom of page