top of page

Perseverar, apesar das aflições

Na comunidade cristã que faço parte cantamos uma música que é mais ou menos assim:


"Em Jesus forte sou Rocha da Salvação Na aflição és Senhor Meu Senhor"


Veja o vídeo da música:

E todas as vezes que cantamos eu me emociono, pois a letra toda, num contexto maior, fala das dádivas da justificação. Eu queria, então, que pensássemos sobre as nossas aflições e lutas e sobre o quanto esses períodos parecem ser eternos e escuros; às vezes, aparentam ser sem fim. Mas esse trecho da música diz que Deus, na pessoa de Jesus, é o Nosso Senhor até mesmo nas aflições.

Pra mim, essa letra ecoa o apóstolo Paulo, quando escreve aos Romanos o seguinte: "Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança (..)" (Rm. 5.3). Paulo também está falando sobre as dádivas que a justificação pela fé em Cristo traz ao Cristão sincero e uma dessas dádivas são as tribulações, que produzem, nesse cristão justificado, perseverança...

 

Perseverar traz a ideia de insistir, persistir, continuidade.

Quando estamos sendo provados (passando por tribulação),

somos motivados a perseverar na fé em Cristo Jesus

por lembrar da Justificação que nos foi dada pela Graça e pela fé, cf Rm 5.1-2.

 

Com tudo isso, quero te levar a refletir sobre quanto Deus tem nos levado a desertos de dor e angústia, para produzir em nós perseverança e fortalecimento espirituais. Como você pode demonstrar os frutos da sua justificação? Somente por meio das provas da vossa fé, suportando as aflições decorrentes de crer em Jesus!

Que você seja cheio de esperança por estas palavras, para que quando estiveres passando por lutas e angústias, lembre-se que o objetivo delas é que você persevere, ao invés de desistir! Que o Espírito os motive a caminhar assim, até o dia em que Nosso Senhor voltar para nos levar ao ambiente de paz e amor que Ele tem preparado para nós!


Eric de Moura | Teólogo e Influenciador Digital no facebook.com/cafecomeric.


bottom of page