top of page

Paralistano sorridente: O poder dos cafés

De uns tempos para cá, tenho adquirido certa paixão por cafés. Eu fiquei fascinado tanto pela bebida em sim, com suas variadas formas em que é servida, mas também pela oportunidade que os cafés têm o poder de produzirem.


Me lembro que, durante minha infância, sempre via meus pais com seus amigos em casa, na mesa, na sala, na cozinha, no quintal e até em frente de casa, saboreando uma xícara de café.


Agora, tenho descoberto as cafeterias que servem essa bebida das mais simples (de coador, ou expresso), aos mais sofisticados (cappuccinos, cappuccinos e etc.). Estes viraram ‘desculpas’ para eu saborear uma boa conversa, em companhia de alguém.


Cafés se tornaram pontos de amizades, risos, desabafos e irmandade. Acredito que, tomar café sozinho, e melhor, acompanhado, é um ótimo exercício de reflexão, meditação e contemplação.


Tomar café pode ser uma experiência de colocar o ‘coração’ em dia até com o Criador; ter diálogos com Ele internamente, falar dele à alguém, ou simplesmente, desfrutar de um bom café.


Sabendo que todo bem vem de Deus, todo bom café e conversas edificantes, regadas aos cafés, também vem dele.


Andrei Sampaio Soares | Teólogo, em breve jornalista e editor/criador do alemportal.com.


bottom of page