Não, não vim aqui falar da denominação "Deus é amor", mas sim desta frase, que já virou uma reza para fazermos tudo errado ou para Deus aceitar tudo.
Desde minha graduação ouço isso de algumas pessoas, "Deus não é amor? Então se ele de fato é, ele aceita qualquer tipo de amor". Filhinho e filhinha, primeiro, do que você tá falando? Com certeza não é dos 4 amores gregos, dos quais a Bíblia tira suas definições, pois o Novo Testamento, foi escrito em grego (exceto o evangelho de Mateus).
Mas antes de entrarmos nos 4 amores, quero deixar uma nota aqui: diz-se muito que a sociedade evoluiu, eu, como alguns, creio que tecnologicamente pode até ser, mas no resto, nós estamos emburrecendo, prova disso é esta questão do amor. A língua portuguesa, que é considerada uma língua rica, só tem a palavra amor para algo que, na linguagem grega, existiam 4 palavras para diferenciar cada tipo de sentimento.
Vamos lá, existe o...
Amor "storge", que seria o amor fraternal, aquele amor que os pais tem pelos filhos.
Há também o...
Amor "philia", onde demonstramos nossos sentimentos e fidelidade a nossos amigos.
Tem também o...
Amor "eros", de onde vem a palavra erótico, ou seja, é quando temos atrações físicas por outro humano.
E, há o ...
Amor "ágape", o amor incondicional. Deus é retratado como o amor ágape, o amor incondicional.
Mas, o que seria esse incondicional?
Se você ler a Bíblia fica muito mais fácil de entender, todo o "ágape" surge no ventre de uma mulher, a centralidade da Bíblia está em Cristo, o filho amado de Deus, que também é o próprio Deus. Não sei se você entende, mas o amor incondicional é o amor do sacrifício, é o amor da cruz.
O amor que sofre calado, o amor que perdoa quem nem pede perdão, o amor que obedece muitas vezes "querendo passar esta cálice" porque sabe que a recompensa lá na frente é maior. É este o amor incondicional. É este o Deus, Deus é muito mais que o nosso amor, Deus é ágape, Deus é incondicional.
Portanto, antes de usar qualquer argumento, tenha isso em mente. E se ler a Bíblia não basta para você, recomendo C.S. Lewis e seu livro 'Os 4 amores'.
Matheus Longo Mendes | Publicitário e RP, forma pela ESAMC em 2012. Fundador da baseJ, são-paulino antes de sair da barriga da mãe, criador do Chuta de Bico.