Alento e direção para sua vida!
- teologia
- 29 de jul. de 2018
- 4 min de leitura
Antes de falar de 1 Pd 2.25, vamos falar sobre os versículos do capítulo 2 que os antecedem... O capítulo 2 de 1 Pd, nos versículos 1-10, nos apresenta a posição espiritual dos cristãos, mostrando que deveriam ser santos, porque foram tirados das trevas e postos na luz.
Já nos versículos 11-17, Pedro nos apresenta a responsabilidade social dos cristãos, começando com uma santidade pessoal, mas mostrando que ela se relaciona com o mundo.
Nos versículos 18-24, nos fala de um serviço consciente, mesmo diante do sofrimento, os cristãos devem entregar suas vidas ao Justo Juiz, que ao final de tudo julgará a toda fonte de sofrimento, inclusive a provocada por chefes injustos.
Esmiuçando o texto
O texto de 1 Pd 2:25, se apresenta como um fechamento de todo capítulo 2. Pedro afirma que os cristãos, tantos os de sua época (62 a 69 d. C.[1]), da Ásia Menor (atual parte asiática da Turquia[2]), quanto os de hoje, deixaram de ser “ovelhas rebeldes” e agora, mudaram suas rotas e estão descansando em Jesus. Jesus é apresentado por meio de duas expressões: Pastor e Bispo.
1. Uma condição anterior
Porque estáveis desgarrados como ovelhas...
Pedro mostra os estado espiritual dos crentes antes de serem pastoreados por Jesus. Ele compara a igreja com um rebanho de ovelhas e mostra que todos aqueles cristãos, um dia estavam dispersos.
A expressão desgarrados explica nosso estado espiritual: longe de Deus, fora de seu pastoreio e distantes de seus cuidados.
Nunca se esqueça de onde Deus tirou você, ou de onde Ele pode te tirar. Você vivia desgarrado, longe, deixava a vida te levar, andava conforme o seu nariz, porém, quando encontrou a Cristo, sua direção e vontades, mudaram.
2. Uma nova direção
.....agora, porém, vos convertestes...
Após lembrar a condição de perdidos, Pedro atualiza aqueles crentes sobre quem eram eles. É como aquelas lembranças do Facebook, quando nos mostram frases, momentos e fotos, bons de um passado que trouxe uma nova perspectiva, presente e futura. Agora, a situação era outra. O caminho daqueles crentes era outro.
A palavra convertestes expressa bem essa ideia, já que converter no trânsito é retornar de um destino para o outro, Pedro usa isso para mostrar que em vez de seguir no caminho do inferno, a segunda morte (Ap 20.14), eles por causa do evangelho, retornaram ao caminho do céu, a vida eterna, em Jesus Cristo. Segundo “O Doutrinal”, a conversão é o seguinte resultado: arrependimento dos pecados+fé em Jesus.
Por causa desta combinação, suas vidas mudaram. Assim, como a nossa, quando voltamos para os caminhos de Deus. Agradeça a Jesus por te colocar num bom caminho. Antes você andava em caminhos de morte, agora você tem andado num caminho de vida. Você tá no rumo certo, se tem crido em Cristo.
3. Uma companhia ideal
O versículo 25, de 1Pd 2, termina falando a quem os cristão da Ásia Menor e os de hoje, se converteram. Ele afirma, ...ao Pastor e Bispo da vossa alma. A palavra Pastor remete aquele cuidador de ovelhas, que tinha algumas funções segundo a Bíblia digital “The Word”:
As tarefas do pastor no oriente próximo eram:
- ficar atentos aos inimigos que tentavam atacar o rebanho;
- defender o rebanho dos agressores;
- curar a ovelha ferida e doente;
- achar e salvar a ovelha perdida ou presa em armadilha;
- amar o rebanho, compartilhando sua vida e desta forma ganhando a sua confiança.
- Durante a II Guerra Mundial, um pastor era um piloto que guiava outro piloto, cujo avião estava parcialmente danificado, de volta à base ou porta-aviões, voando lado a lado para manter contato visual.”
Veja que ensino maravilhoso: Jesus é nosso companheiro em todas as situações. Não estamos sozinhos no mundo. Temos um Pastor, que usa pastores e ovelhas, irmãos e irmãs em Cristo, para cuidar de nós.
Outra expressão utilizada a Jesus é o título de “Bispo”. Esta palavra é a tradução do termo grego 'Episkopos' e quer dizer 'supervisor': “(...) pessoa encarregada de verificar se aqueles sob a sua supervisão estão fazendo corretamente o que têm que fazer; curador, guardião ou superintendente; (...) líder, ou supervisor de um igreja cristã.”[3]
Temos então mais que um pastor carinhoso, mas um Líder preocupado se estamos obedecendo a seus mandamentos e pronto para nos orientar, a seguir em obediência a Deus, o Pai.
Ponto Final
Estamos numa caminhada em tempos bem difíceis. Os sofrimentos são diversos, o mundo sem rumo e vontade de mudar. Como diz uma música secular “Assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade”. As pessoas se sentem perdidas e sem rumo, mas os cristãos, rumo têm!
Eles não mais estão sem alento e sem aconchego, pois voltaram para os braços do Pastor. Eles não vivem sem companhia, pois estão no rebanho de Deus, a Igreja. Eles não mais estão sem terem direção, pois seguem o caminho de Deus, porque o Bispo de suas almas, os supervisiona. Então, o que resta a fazer é compartilhar deste mesmo alento e direção, aos que ainda estão desgarrados, caminhando para o inferno.
Há uma promessa que Deus nos faz, que Pedro direciona aos pastores, e que é uma verdade aos cristãos todos, que forem fiéis: quando o Grande Pastor aparecer, vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho. (1Pd 5.4 NTLH) Reinaremos para sempre com o nosso Pastor e Bispo, Jesus!

[1] Bíblia Almeida Sec. 21, Russel Shedd.
[2] https://www.suapesquisa.com/geografia/asia_menor.htm.
[3] The Word (1 Pd 2:25).