O líder religioso judeu Habacuque, fez por volta de 500 anos antes de Cristo, uma série de questionamentos a Deus contra Judá (atual Israel), cuja capital era Jerusalém, sobre comportamentos contrários à Lei de Deus, sem que o povo fosse devidamente punido.
A visão do profeta, leva em conta várias violações de condutas da nação, que não tem seguido os códigos morais propostos por Deus.
Segundo Habacuque, várias áreas da vida nacional tem seguido fora dos parâmetros colocados pelo Senhor. O profeta falou sobre os altos índices de violência em Judá.
Além disso, o profeta-filósofo, como é conhecido por alguns, ainda questionou a Autoridade Divina, apontando o tipo de tratamento dado pelos habitantes da nação em relação aos seus compatriotas, "A destruição e a violência estão diante de mim; também há contendas, e o litígio é comum.", denunciou o vidente, ao falar do aumento de processos civis.
Habacuque ainda mostrou a situação de seletividade processual, enxergando ao seu ver, uma instabilidade jurídica, "...a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta, pois o ímpio cerca o justo, de modo que a justiça é pervertida." concluiu o profeta.
Segundo informações do próprio vidente, Deus prometeu tomar providências em relação a situação questionada por ele, ao apontar um novo momento para Judá.
Andrei Sampaio Soares (Adaptado de Hc 1:1-4)