top of page

O que seria a solidão?

O que seria a solidão? A solidão é andar num caminho escuro e frio. É como descer longe de casa, numa noite de inverno e caminhar com uma mochila pesada, subindo e descendo vales de cinza, se você está na cidade, ou de mato, se você está no campo.


Solidão é quando esse caminho, é feito sozinho, mesmo que você esteja numa grande cidade ou em família. Solidão é ser abraçado pelo "frio" existencial, como quando a gente desce do ônibus e a temperatura baixa nos aguarda e nos envolve sem se apiedar.


Solidão é sentir o rosto "cortado" pelo vento gelado, num dia de inverno intenso, cuja temperatura só não é mais baixa que a interna, a que está dentro do coração.


Solidão é sentir-se "seco" devido o "diamante" gelado que seu coração se tornou, seja pela falta de vontade de amar o próximo ou pelo desprezo sofrido, pelo amor gelado do outro.


Solidão é como o nariz e a garganta ficam quando caminhamos e respiramos o ar seco, seja no inverno e verão, ou em qualquer estação.


Solidão não é um lugar, uma pessoa ou um espírito, solidão é uma condição enfrentada por uma existência que se desconectou, ou do Seu Criador ou da Sua criação, independente de quem causou tal sensação, no caso da relação entre as criaturas.


A solidão só passa, quando a reconexão é realizada. Quando o café é tomado, o abraço é dado e recebido, o amor é encarnado, o perdão é liberado e a gente volta ao lar. No encontro com o Outro totalmente diferente e os outros, temos festa, amor, pão, perdão e presença.


Andrei Sampaio Soares | Teólogo, graduando em jornalismo e editor/criador do alemportal.com.



bottom of page