Jogo frio, duelo de eliminados e vitória da favorita Bélgica. Veja como foi o 15º dia da Copa da Rússia.
GRUPO H
Japão e Polônia fizeram possivelmente um dos piores jogos da Copa do Mundo 2018. A Polônia, única cabeça de chave a ser eliminada na segunda rodada, venceu seu único jogo na competição e quase eliminaram os japoneses. O Japão até jogou melhor no primeiro tempo, porém numa parte jogo os japoneses trocaram muitos passes na defesa, confiando numa vitória da Colômbia no outro jogo.
O Japão poupou vários atletas e como diz o ditado, teve mais sorte que juízo. Bednarek marcou para Polônia dando a única vitória aos poloneses na Copa. 1x0 Polônia, O Japão só se classificou porque a Colômbia com um gol do zagueiro venceu Senegal, e foi para a primeira colocação do grupo. Senegal perdeu a vaga para o Japão por ter levado 2 cartões amarelos a mais do que os asiáticos.
O jogo que já era complicada para os sul-americanos, piorou quando James Rodríguez deixou o gramado lesionado ainda no primeiro tempo. Mas empurrados pela torcida que era maioria no estádio na base da raça se classificou. Tristeza para os senegaleses que fizeram uma bela Copa, mas não se classificaram pelos detalhes. Colômbia em 1º, Japão em 2º.
GRUPO G
No duelo de eliminados, a Tunísia venceu o Panamá de virada por 2x1 e quebrou um jejum de 40 anos sem vencer em copas. Em um jogo de muita raça mas de pouca técnica, os tunisianos venceram na despedida das duas seleções. Khazri e Ben Youssef marcaram para a Tunísia, e Meriah contra marcaram para os panamenhos.
Mesmo tendo a pior campanha no fim da partida, os jogadores se ajoelharam no gramado e oraram em agradecimento a primeira participação do país em copas do mundo. Já no duelo dos classificados, a Bélgica venceu a Inglaterra por 1x0 e ficou com a liderança do Grupo, o que não significa vantagem, pois na teoria ficar em segundo traz um chaveamento mais fácil no mata-mata. Com as seleções repletas de reservas e gol de Januzaj.
Com a vitória, a Bélgica termina a primeira fase com a melhor campanha no geral, mas cai, ironicamente, na chave considerada mais difícil, podendo pegar o Brasil nas quartas, e França, Argentina, Uruguai ou Portugal na semifinal. Mas quem quer ser campeão, não pode escolher os adversários. Últimos duelos das oitavas de final definidos. COLÔMBIA X INGLATERRA e BÉLGICA X JAPÃO.
Carlos Targa | 26 anos, Cascavel (PR) faz Jornalismo pelo Univel - Centro Universitário e Teologia- Centro de estudos teológicos Adventista da Promessa (Cetap); torce pelo Corinthians no Brasil e pelo Arsenal da Europa.