A seleção brasileira foi a protagonista do nono dia de Copa, e como diz um dos bordões mais famosos de Galvão Bueno, foi teste pra cardíaco.
BRASIL 2X0 COSTA RICA Um jogo truncado, o Brasil no primeiro tempo criou pouco, parou na defesa da Costa Rica que assim como a Suíça abusou das faltas. Gabriel Jesus fez um gol, muito bem anulado, mas que fez o Brasil crescer no jogo, melhorou mas nada do zero sair do placar. A Costa Rica tentava pressionar, teve contra ataques, porém, não chutava ao gol.
O técnico Tite que foi um pouco criticado no primeiro devido às substituições que não deram o efeito esperado, dessa vez acertou, e muito. Já na volta do segundo tempo Douglas Costa entrou no lugar de Wiliam, e fez boas jogadas dando mais velocidade ao time. Roberto Firmino entrou no Lugar de Paulinho deixando o time muito mais ofensivo. Brasil criou muito mais na segunda etapa, parando sempre no Excelente goleiro do Real Madrid Keylor Navas, melhor em campo pela seleção costa-riquenha.
Neymar tentou de tudo, jogava bem, discutia, foi parado com muitas faltas, até que sofreu um pênalti ou quase. Neymar foi puxado, mas caiu de forma teatral, o árbitro assinalou o pênalti, mas que foi anulado com auxílio do VAR. Pra mim não foi pênalti.
O Brasil pressionou e quando o jogo parecia que seria o primeiro 0x0 da competição, aos 45min do segundo tempo, Coutinho marcou para o Brasil após bola ajeitada por Gabriel Jesus. Detalhe negativo para o técnico Tite que foi atropelado pelo goleiro reserva Ederson, e protagonizou uma queda e terminou a partida lesionado. Ainda houve tempo para o Brasil marcar mais um gol, após contra ataque Douglas Costa serviu Neymar que decretou a vitória da Seleção por 2x0 aos 52 minutos do segundo tempo. Agora o Brasil joga contra a Sérvia e pode até empatar, que avança de fase.
NIGÉRIA 2X0 ISLÂNDIA
Uma das seleções que surpreenderam na primeira rodada, a Islândia, parou em frente aos africanos. A Nigéria que não havia feito uma boa primeira partida, jogou muito bem e contou com o talento individual do jovem atacante Musa, que marcou dois belos gol dando a primeira vitória aos africanos, dando chance de classificação.
Os Nigerianos enfrentam a Argentina que foi dado como morta por minutos, quem vencer provavelmente passará de fase, visto que a Islândia enfrenta a líder Croácia que já está na próxima fase. Veremos quem será o segundo classificado do grupo D.
SÉRVIA 1X2 SUÍÇA
Pelo grupo do Brasil, a Suíça de virada venceu a Sérvia por 2x1 e pode até se classificar para as oitavas de final perdendo para Costa Rica, basta o Brasil vencer a Sérvia.
Sérvia marcou com Mitrovic o primeiro gol do jogo. Xhaka, empatou para os suíços no segundo tempo e no finalzinho do jogo aos 45 do segundo tempo Shaqiri deu a vitória aos suíços.
Carlos Targa | 26 anos, Cascavel (PR) faz Jornalismo pelo Univel - Centro Universitário e Teologia- Centro de estudos teológicos Adventista da Promessa (Cetap); torce pelo Corinthians no Brasil e pelo Arsenal da Europa.