top of page

Não desanime!!!

É natural perdermos o ânimo em meio às tempestades, mas Aquele que sofreu todo tipo de martírio e tormenta nos disse: “... no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”¹; portanto:


Não desanime!


É interessante como somos capazes de mudar o rumo de nossa caminhada quando realmente acreditamos que isso é possível e confiamos verdadeiramente nAquele que nos guia. E é só olharmos para as Escrituras que há uma farta literatura comprovando isso. Cristo, certa ocasião conversando abertamente com Seus discípulos, encorajou-os para a peleja e em seguida² fez uma comovente oração ao Pai em demonstração do Seu amor por eles e por nós.


Um Deus verdadeiro não mascara a realidade; Ele nunca diria que o caminho seria fácil nem que a caminhada seria amena, pois não são, por isso intercede por nós e conta com o Espírito Santo para nos consolar.


Sei que a ÂNIMO dado pelo Mestre é suficiente para jamais desanimarmos, poderíamos até dar o assunto por encerrado, acontece que quando estamos em meio às tormentas os sentidos ficam menos apurados e quase não funcionam: ouvir, ver ou sentir parece não fazer a menor diferença nessas horas. Ainda tem uma voz a zunir nos ouvidos (e para isso a audição está apurada) tirando nossas forças, nossa fé, arrastando-nos para o desânimo e nos fazendo acreditar que o nosso sofrimento é o maior de todos.


Façamos então um pouco de esforço para os sentidos voltarem as ter sentido, para esquecermos esse brado maléfico e olharmos à nossa volta. Platão dizia que o sábio aprende com o sofrimento alheio, assim, seria bom observarmos nossos semelhantes e embora cada dor e cada sofrimento seja ímpar (já fomos alertados de que existiriam) há quem não tenha teto, quem não tenha comida, quem não tenha emprego... a todos foi dado um chão, pise firme nele e acredite que ninguém está só. Não desanime, Aquele que nos animou é conosco!


Voltemos, portanto nossos sentidos para a trilha que caminhamos até aqui: vivenciamos diversas experiências de superação, vencemos muitas batalhas e conhecemos milhares de pessoas que as venceram também se tornando verdadeiras aulas de sabedoria. Além disso, a queda é mais uma forma de entendermos que é necessário olhar para cima, pois abaixo de onde estamos caídos nada mais resta e é do alto que vem a força que nos levanta e o que nos mantém de pé.


O levantar é o maior indício da existência do divino naqueles que possuem vontade e determinação, a prova de que cair não é inclinação dos fracos, mas se reerguer é recompensa de quem tentou e acreditou. Não desanime, Aquele que venceu o mundo é conosco!


Esther Braga | Professora e escritora com livro publicado. Escreve periodicamente em seu blog pessoal Esther Braga.

¹João 16.33b

²João 17


bottom of page