top of page

No ritmo certo

Dias atrás, conversava com um amigo (Lucílio) sobre o texto de Gênesis 33. Foi um tempo especial e naquele dia tiramos algumas lições sobre o texto. Gostaria de compartilha-las com vocês.


Segue a passagem bíblica: "Meu senhor sabe que as crianças são frágeis e que estão sob os meus cuidados ovelhas e vacas que amamentam suas crias. Se forçá-las demais na caminhada, um só dia que seja, todo o rebanho morrerá. Por isso, meu senhor, vai à frente do teu servo, e eu sigo atrás, devagar, no passo dos rebanhos e das crianças, até que eu chegue ao meu senhor em Seir". Gn 33:13-14


Na história citada acima, conta o momento do reencontro de Jacó com seu irmão Esaú. O encontro foi regado a muito suspense. Havia muito a ser resolvido entre eles dois. Mas o resultado foi benéfico. Se perdoaram, se abraçaram e decidiram caminhar juntos novamente. Algo que é importantíssimo em nossa vida.


Percebe-se também que Jacó está mais cuidadoso do que antes. No momento em que Esaú o convida para irem juntos no mesmo ritmo (10), Jacó lhe pede desculpas por não poder e se explica: “Meu senhor sabe que as crianças são delicadas e que devo pensar nas ovelhas e vacas de leite; se os forçar um só dia, todo o rebanho vai morrer.” Jacó estava com crianças pequenas, ovelhas frágeis e gado sensível. Por esta razão Jacó não conseguiria caminhar no mesmo ritmo que Esaú. A fala de Jacó nos ensina grandes lições. São elas:


1. Se preocupar com grupo que nos acompanha.


2. Avaliar se estamos no mesmo ritmo, caso contrario, alguém pode se cansar em excesso.


3. Nem sempre é bom seguir o ritmo externo, sem avaliar aqueles que estão sob o nosso cuidado.


4. Em muitos casos, dizer não é dizer sim para vida e para aqueles que estão a nossa volta, como família e amigos.


Após ler este texto peça a Deus que lhe faça andar no ritmo certo, seja em seu casamento, família, trabalho, ministério ou no cuidado das pessoas que Deus colocou sobre a sua liderança. Caso contrário, podemos nos prejudicar.


Franilson G. dos Santos | é pastor em Maringá, casado com Débora Assis e Formado em Teologia pela FATAP/SP, atualmente está cursando pós-graduação em liderança aplicada pela UNICESUMAR.


bottom of page