"Ô abre alas que o Além quer passar"! É carnaval, uma das festas mais esperadas por muitos brasileiros. Alguns aproveitam os dias com descanso em lugares menos (ou nem tanto) badalados. As rodovias em direção a interiores e praias não raramente ficam congestionadas. Muitos "caem na folia" e vivem 4 dias dissoluta e exaustivamente. Ao som do samba das baterias, dos frevos de Olinda e Recife, do axé de Salvador e dos bloquinhos de rua os foliões aproveitam ao máximo todo o prazer da "Festa da Carne".
Mas será que essa vida tão efusiva é uma vida de prazer? A Bíblia tem uma resposta diferente. Acompanhe comigo alguns versos do Salmo 1: Bem-aventurado aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores; pelo contrário, seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita dia e noite. Ele será como a árvore plantada junto às correntes de águas, que dá seu fruto no tempo certo e cuja folhagem não murcha. Tudo que ele fizer prosperará.
O salmista inicia com a expressão "Bem-aventurado", que significa mais que feliz. Ou seja essa é a descrição de uma pessoa que vive uma vida de prazer. Essa vida de prazer envolve a justiça, pois ele não ouve as idéias dos ímpios (injustos). Essa vida de prazer também envolve uma vida de cuidado, pois o "mais que feliz" não anda no caminho do pecado e não se ajunta com os que fazem piadas escusas.
Mas quero ressaltar aqui o verso seguinte que começa mostrando onde está a verdadeira vida de prazer: esta vida consiste em dedicar-se aos caminhos do Eterno e a estudar sua Lei. Sua Lei é santa e seu mandamento, Santo, justo e bom. Sua Lei é Perfeita e revigora a alma. Seus mandamentos não são um fardo e também não nos são penosos. Sua vontade é boa, perfeita e agradável. Deleitar-se e dedicar-se à Palavra do Senhor é o segredo para uma vida feliz.
Neste Carnaval e durante a sua vida toda, dedique-se à Lei do SENHOR e você não terá somente quatro dias de prazer, mas uma vida toda de felicidade que gerará frutos aqui e para a eternidade, conforme o verso três.
Eric de teólogo | teólogo e missionário