A Record TV veiculou, em sua novela Apocalipse, uma cena do suposto arrebatamento. Nela, algumas pessoas desaparecem sem deixar rastros e sem motivos aparentes. Pessoas em vários lugares, de diversas classes sociais simplesmente desaparecem. (Veja cena no vídeo abaixo).
Essa doutrina, conhecida como Arrebatamento secreto ou rapto da igreja, é muito difundida por igrejas dispensacionalistas como a Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil. Conforme sua declaração de fé, eles explicam essa doutrina da seguinte forma:
Isso [o arrebatamento] ocorrerá em fração de segundos, e nosso corpo será transformado num corpo glorioso, que estará revestido de incorruptibilidade e imortalidade por ocasião do rapto da Igreja. Será um evento repentino e secreto, precedido pelos sinais gerais da apostasia, guerras, fomes, catástrofes naturais, perseguições, de maneira que esse evento não pode ser visualizado antecipadamente nem datado por esses ou por nenhum outro sinal.[1]
Em outro trecho eles dizem o seguinte: “Esse advento será invisível aos olhos do mundo, porém seus efeitos serão perceptíveis”[2]. Um dos textos mais utilizados pelos defensores desta doutrina se encontra em Lucas 17.34-36: 34 Digo a vocês que, naquela noite, duas pessoas estarão numa cama: uma será levada, e a outra será deixada. 35 Duas mulheres estarão juntas moendo trigo: uma será tomada, e a outra será deixada. 36 [Dois estarão no campo: um será tomado, e o outro será deixado.], porém, numa rápida olhada no contexto, vemos claramente qual a intenção de Jesus em falar tais coisas. Jesus divide a vinda de seu Reino em algo já presente, como nos versículos 20-21, e algo futuro, que virá na segunda vinda de Cristo (versículos 23-33). E por não saberem da data deste dia, os seus seguidores deveriam vigiar, seguir a Palavra. O que Jesus está dizendo com “Uma pessoa será levada e a outra deixada”, é simplesmente mostrar que nem todos ouvirão seu alertas e estarão vivendo para Cristo em sua volta.
A cena da novela da Record ainda traz outros textos bíblicos isolados que aparentemente coadunam com essa doutrina. Dentre eles (apenas citarei, pesquise em sua Bíblia) podemos citar: Apocalipse 3.10, Mateus 24.40, 41, 42, Judas 1.21, 2 Pedro 3.10 dentre outros. De acordo com a doutrina do arrebatamento secreto, a vinda do Senhor acontecerá em duas fases, uma invisível e outra visível, para julgar o mundo.
A Igreja estará na Terra durante a Grande Tribulação
Mas gostaria de biblicamente refutar tal teoria. Apocalipse capítulo 12 traz três figuras simbólicas: o dragão, que representa Satanás junto à terça parte dos anjos; a mulher prestes a dar à luz, que representa a igreja e o Menino que é levado para o Trono de Deus, representando Nosso Senhor Jesus Cristo. Na narrativa apocalíptica a Igreja é salva da destruição de Satanás, mas não levada para o céu antes da tribulação; todavia neste período será sustentada por Deus na terra (Apocalipse 12.6).
A Segunda Vinda de Cristo será perceptível a todos
Apocalipse capítulo um versículo sete traz a seguinte afirmação: Ele vem com as nuvens do céu, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram, e todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Sim. Amém.[3]; o texto de Tessalonicenses também nos informa:
De acordo com o ensinamento do Senhor, afirmamos a vocês o seguinte: Nós, os que estivermos vivos no dia da vinda do Senhor, não iremos antes daqueles que já morreram. Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor. 18 Portanto, animem uns aos outros com essas palavras.[4]
Além disso Filipenses também nos traz mais uma informação:
Pelo que também Deus o [Jesus] exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.[5]
Todos estes textos, sem exceção, trazem a ideia de uma única vinda do Senhor: gloriosa, visível e pessoal. Estes textos nos informam que não haverá uma segunda ou terceira vinda do Senhor pós-tribulacionalista, para um segundo arrebatamento. O que encontramos na escritura é uma vinda do Senhor em glória, com aviso de anjos e trombetas para, de forma também visível e sobrenaturalmente, arrebatar os salvos vivos e ressuscitar os salvos que dormem no Senhor.
Televisão não é a melhor fonte de teologia
Mas infelizmente os processos inverteram-se; as pessoas procuram entretenimento na igreja e teologia na televisão. Quando na verdade elas deveriam levar todo entretenimento cativo a Cristo, balizando pela régua do Evangelho de Deus revelado em sua santa Palavra. Por isso, caro leitor que conseguiu chegar até aqui: por favor, não caia na doutrina dispensacionalista do arrebatamento secreto. Segundo as Escrituras, a Igreja passará pela tribulação e então, somente após esta tribulação, ocorrerá a vinda do Senhor de forma (repito para você não esquecer) gloriosa, visível e pessoal, somente uma única vez.
E por fim, lembre-se: televisão não é lugar de aprender teologia. Procure o pastor de uma igreja séria, bíblica e fundamentada com doutrinas sadias e justas para aprofundar seus conhecimentos teológicos. Use a televisão somente para o que ela se presta a produzir: entretenimento! Deus nos abençoe e concluo pedindo: Ora, Vem, Senhor Jesus (de forma visível e pessoal, mais uma vez, só pra frisar).
Eric de Moura | missionário e teólogo.
[1] Disponível em http://assembleia.org.br/wp-content/uploads/2017/07/declaracao-de-fe-das-assembleias-de-deus.pdf <Acesso em 08/02/2018> Grifo nosso
[2] Ibidem
[3] Apocalipse 1.7, Almeida Século 21.
[4] 1 Tessalonicenses 4.15-18, NTLH, Grifo nosso.
[5] Filipenses 2.9-11, João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada.
Imagem: Internet/Reprodução.