É comum ouvir a expressão "o pão que o diabo amassou", mas podemos pensar num pão que foi amassado por Deus. Vale dizer que o Servo sofredor do livro bíblico Isaías 52.13-53.14, é Jesus (Atos 8.30-35). E que Jesus se afirmou como o Pão vivo ou pão da vida (João 6.35-48).
Isaías fala, de maneira poética e forte, que Deus Pai "amassou" o servo do Senhor. Em Isaías 53.10, relata que "foi do agrado do Senhor esmagá-lo". A expressão usada pelo profeta descreve um ato forte e intenso. Porém, não devemos pensar no ato de Deus e nem na entrega de Jesus como algo sádico ou masoquista. Porém, proposital. O próprio profeta Isaías revela que este "amassar" de Deus em Jesus, deve-se aos nossos pecados e transgressões (53:5).
Para o público presente na cena, o Servo do Senhor está sofrendo porque cometeu pecado. Entretanto, Isaías que parece um repórter ao pé da cruz, explica o motivo do amassar de Deus: nosso pecado! Mas o que é pecado? Pecado é uma rebelião contra a vontade de Deus. Pecado é uma condição que faz parte da nossa natureza desde que nascemos, devido a desobediência de Adão e Eva, que eram nossos representantes diante do Senhor. Pecado é, por exemplo, não adorar a Deus e não guardar o seu dia (o sábado); é desrespeitar o próximo, é não adorar a Deus com nossa vida (Êx 20:1-17). Pecado é uma essência em nós e são atos contrários à Deus e à Sua Palavra, que praticamos. Então, Jesus, o pão da vida, foi amassado por Deus por causa daquilo que somos de errado e por causa daquilo que fazemos de errado.
Pense nas cuspidas que o Senhor levou. Pense na coroa de espinhos cravejada em sua cabeça, pense nas chicotadas que abriram ferimentos profundos em Jesus, deixando Sua carne viva. Pense nas mãos e Pés furados. Isso prova que Jesus teve um corpo físico igual o nosso, isso prova que a profundidade de Seu sofrimento foi devido a profundidade do nosso pecado.
Depois de fazer esse exercício mental sobre como o corpo de Jesus foi amassado, pense no seu pecado. Pensemos na nossa imoralidade, na nossa fofoca, no nosso adultério, na nossa inveja, na nossa falsidade, no nosso ódio, na nossa pornografia, na nossa corrupção e tantas coisas iguais a essa?
Jesus não devia sofrer, ele é inocente! Mas pensando na nossa miséria foi que Deus amassou o Pão. Na Cruz, Jesus foi desligado de Deus, e quando morreu, e o véu do templo se rasgou, Hebreus diz que esse véu era a carne de Jesus, e assim nós fomos ligados a Deus. Na Santa Ceia, quando vemos o Pão e dele participamos, devemos lembrar que só estamos ali participando porque "Deus amassou Jesus". Cristo nos pacificou com Deus. Éramos repugnantes, mas por causa do Seu corpo amassado por Deus, nos tornamos agradáveis a Deus e podemos viver pelo Pão do céu!
Andrei Sampaio Soares | teólogo, escritor e criador/editor do Além Portal.