top of page

O Menino que é Leão

Acompanhando a série especial de Natal do Além Portal, já sabemos que o menino Jesus veio a este mundo e foi sacrificado como um cordeiro, para o perdão dos pecados de todas as pessoas que o receberem. Porém, o menino adorado no natal não é somente o cordeiro que tira o pecado do mundo, ele também é o Leão, cujo desenrolar da história humana está em suas mãos. Talvez você já tenha ouvido ou lido que Jesus é o “Leão da tribo de Judá”, por quê? Porque está escrito no Apocalipse de João, 5:5: “eis que o Leão da Tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”. O que isso significa e o que tem a ver com o natal? É o que veremos agora.


Sobre o Leão

O leão é o símbolo da Tribo de Judá. Judá é um dos filhos de Israel descrito na Bíblia, e, em Gênesis 49:8-12, podemos ler quando Jacó/Israel abençoa seus filhos, ele diz que os irmãos de Judá o louvariam e que a sua mão estaria sobre o pescoço de seus inimigos, Judá é chamado de leão novo, simbolizando a vitória sobre os seus inimigos e que o cetro e a autoridade não se afastariam dele, simbolizava também a obediência dos outros povos a ele. Judá é chamado de leão por conta disso.


O leão é um animal forte, ágil, corajoso e não tem medo de outros animais. Seu rugido é que gera o medo em outros animais que estão por perto. Seu rugido gera medo em seus inimigos. O leão manda em seu território, ele é o dono do espaço onde habita. Ele cuida de seu território como ninguém e nunca é pego desprevenido, ele está sempre atento. Onde o leão está, todos os animais sabem que ali tem um dono e um líder. Inclusive, ele é conhecido como o Rei da Selva.


Sobre o Menino

Jesus é descendente de Judá. Ele é o leão de Judá, porque venceu seus inimigos com seu poder incomparável. Ele veio ao mundo como um menino indefeso, foi morto como um cordeiro manso. Mas ele venceu os seus inimigos na cruz, derrotando o poder do pecado sobre os filhos de Deus. Foi morto, mas ressuscitou ao terceiro dia, vencendo a morte de forma soberana. O último inimigo a ser destruído é a morte (1 Coríntios 15:26), mas o Leão de Judá já triunfou sobre ela. Esta é a boa notícia que precisamos saber: na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor (Lucas 2:11).


O menino Jesus, além de ser o Cordeiro Salvador é também o leão de Judá, o Senhor do Natal. Em Apocalipse 5:6, o Cordeiro que João descreve tem sete chifres. Na Bíblia, o chifre é um símbolo de força (Deuteronômio 33:17), e o sete é o número da perfeição. Então, os sete chifres indicam o poder perfeito ou absoluto do Cordeiro¹. João está dizendo a seus leitores que Cristo é um cordeiro manso para os seus amigos, mas para os seus inimigos é um leão feroz, da tribo de Judá, da linhagem de Davi, supremamente poderoso, ele é o conquistador vitorioso. Nada pode contra sua força!


Sobre Você

Se você já assumiu um compromisso com o Senhor do Natal, pode descansar em tempos de guerra, pois ele te protege, luta por você (Deuteronômio 3:22). É isso que o Leão faz por nós, cuida com amor! Mas aqueles que querem nos “devorar” são abatidos pelo poder de Deus. Pois o amor de Deus por nós é contínuo e nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 8:38,39).


Do que você tem medo? O que tira sua paz? Você já conhece o menino que é Leão? Ele é o Deus dos Exércitos! Senhor é o nome pelo qual ficou famoso (Oséias 12:5). Nele você pode confiar a vida, pois com ele temos segurança, paz e esperança. Quem pertence a ele não pode ser atingido pelo maligno (1 João 5:18). A vitória de Cristo pode ser sua também, se tiver coragem para depender dele. Qual é o mal que está prejudicando sua alma? Jesus é poderoso para lhe dar alívio.


Um dia, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ (Romanos 14:11). Reconheça agora mesmo esta verdade inevitável e vença os inimigos de sua alma com a força do menino que é Leão!


Mateus Silva de Almeida | Teólogo e pastor.

1 Adeyemo. Comentário Bíblico Africano. São Paulo: Mundo Cristão, 2010, p.1596.

bottom of page