top of page

A origem do papai noel

Ele está em todos os lugares, e nos centros comerciais ele tem o seu lugar garantido em uma poltrona bem confortável e bem decorada. Sim, o papai noel domina tudo nesse mês de dezembro! Quer tirar a prova? Observe os comerciais, as lojas de decoração, as vitrines e até as atividades escolares, ele está lá!


Um velhinho gordinho, de barba branca, bochechas rosadas, roupas vermelhas e um olhar paternal que atrai as crianças (e eu diria que alguns adultos também) com a promessa de trazer o sonhado presente na noite de natal.


Como tudo o que envolve os símbolos e tradições natalinas, o papai noel não era beeeem assim da forma que conhecemos hoje. Das diversas teorias que existem, a mais aceita é a de que o papai noel foi inspirado em um bispo que viveu na Idade Media e foi considerado santo devido sua generosidade. Anos mais tarde, a igreja católica associou os festejos de São Nicolau que aconteciam em 6 de dezembro ao nascimento de Jesus. A imagem de velhinho fofo simpático de roupas vermelhas (que não tem nada a ver com nosso Brasilzão!) foi obra da Coca-cola, sim, essa mesma, que em 1931 pediu para um publicitário criar um personagem mais relacionado com a marca, e que acabou caindo no gosto popular.


Mas voltando para nossa realidade, por que essa figura exerce tanto encanto até hoje?


Em dezembro, uma certa "atmosfera de bondade" parece tomar conta do mundo, e atos de generosidade se tornam eventos espetaculares e midiáticos. E a sociedade que passa o ano todo oprimida por líderes sisudos e de cabeleira impecável parece buscar no tal "bom velhinho" e sua turma um herói para salvar o ano que foi difícil, mesmo que ele seja tão real quanto os x-men.


Só que as pessoas se esquecem que o maior e mais importante gesto de amor e bondade foi dado muito antes de qualquer Nicolau aparecer, por Aquele que deveria ser o principal motivo da festa.


O amor que Jesus demonstrou por nós na cruz é tão imenso que nenhum publicitário conseguiria desenhar, e nem a mídia reproduzir. Por que continuamos a procurar nos lugares errados?


Eu espero que o Natal seja um momento para que você possa refletir com a sua família no verdadeiro amor e no Autor dele, não só em dezembro, mas durante a vida.


Ahhh, se você quiser saber um pouco mais sobre a história do papai noel, dá uma olhada nesse link: http://historiadomundo.uol.com.br/curiosidades/a-origem-do-papai-noel.htm

A garota do Sapato Rosa | Trabalha na área da saúde, amante de chocolate e sapatos, mas que ama a Deus acima de tudo. Sua fan page é: https://www.facebook.com/garotadosapatorosa


bottom of page