top of page

Quem cuida dos cuidadores?

Quem cuida dos cuidadores? Está é uma pergunta que constantemente tem me vindo à mente. Em minha infância, ela veio quando me questionei sobre quem iria salvar o super-homem caso ele precisasse. Cuidar, ou pelo menos tentar, de gente não é uma tarefa fácil. Quem desempenha esse papel sabe do que estou falando. Ultimamente tem se falado muito sobre a síndrome do esgotamento profissional (burnout) e não é de se admirar que as categorias mais atingidas sejam aquelas que lidam diretamente com pessoas [1].


Ser cuidador é ter uma atividade que nunca acaba e nunca satisfaz. Sempre haverá mais e mais por ser feito. E não importa o quanto você já tenha feito, sempre será cobrado por alguma falta. Outro fator que torna pesado o encargo de cuidar é a expectativa elevada que se tem sobre quem cuida. Sei bem disso por experiência. Há alguns dias atrás tive uma consulta cancelada porque a médica não estava bem e precisou ir para o hospital. Logo me veio o sentimento de frustração e o incomodo porque a pessoa que deveria cuidar de mim não estava bem. Pois é, somos assim.


Muita gente que tem sobre si a responsabilidade de cuidar de outras pessoas vive com um peso nas costas. Um fardo que se assemelha ao de Atlas, que tinha sobre si a responsabilidade de sustentar o mundo em suas costas. Cuidar é uma espada de dois gumes. Existe a satisfação em se poder ajudar alguém, mas também existe o desgaste de não se poder fazer mais. Como pastor, acumulo uma quantidade grande de frustrações por não ter podido fazer mais. Muitos dos que já reclamaram de minhas faltas e falhas não sabem que antes deles eu mesmo sofro por causa delas. No entanto, como muitos cuidadores, tenho descoberto que acima de tudo eu sou humano e tenho meus limites.


Isso me levou de volta ao primeiro verso do salmo 23 quando Davi diz: 'O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.' Davi sempre foi um cuidador. Cuidava das ovelhas (1 Sm 16:11), cuidou de Saul (1 Sm 16:21-23), ajudava a cuidar de seus irmãos (1 Sm 17:17-18). Davi se tornou general e obviamente cuidava de seus soldados (1 Sm 18:5). Não podemos nos esquecer que Davi foi marido e pai (aliás, pensa numa área que ele não cuidou direito!). Por fim, se tornou rei e passou a cuidar de uma nação (2 Sm 5:1-3). Sobre ele estava a responsabilidade de ser pastor de todo um povo: ‘Você pastoreará o meu povo Israel, e será o seu governante’ (2 Sm 5:2b). Imaginemos o peso dessa responsabilidade, ainda mais sabendo o histórico do povo de Israel. Como cuidador, Davi provavelmente deve ter se deparado com a pergunta: quem cuida do cuidador? Davi soma em sua história muitos momentos em que precisou de cuidado (tais momentos podem ser verificados nos livros de 1 e 2 Samuel). Imaginemos que o salmo 23 foi escrito em algum desses contextos em que Davi se indagava sobre quem seria seu cuidador. Talvez em um momento em que estivesse completamente sozinho é que Davi tem a revelação de que Deus era seu cuidador. Assim como Davi pastoreou suas ovelhas, Deus o pastoreava.


'O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta' são palavras que precisam voltar a ecoar nos corações tanto de quem cuida quanto de quem é cuidado. Porque elas revelam que só o Senhor pode ser de fato o pastor que necessitamos. Davi escolhe a palavra Yahweh para descrever quem é seu pastor. Essa palavra está ligada diretamente ao nome de Deus e descreve a essência do seu ser. Ele é o que é (Êx 3), o Deus soberano. Ele é o Senhor. Saber de fato quem era seu pastor deve ter trazido paz ao coração de Davi e deveria trazer ao nosso também. Todas as pessoas que achamos que são aptas para cuidarem de nós, sempre se mostraram limitadas em certo sentido. É por isso, que antes de colocar todas nossas fichas em alguém, deveríamos primeiro nos agarrar no Senhor. Tanto quem cuida quanto quem espera ser cuidado deveriam saber que existem situações e circunstâncias na vida que devem ser entregues somente aos cuidados de Yahweh. Ele é o único com credenciais suficientes para ser nosso supremo pastor.



Ismael Braz | Teólogo e pastor.

[1] http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/09/sindrome-de-burnout-afeta-quem-lida-diretamente-com-publico.html


bottom of page