top of page

Espera Líquida

A vida termina quando a expectativa humana morre. A espera por algo subsequente move a natureza universal. As plantas expectam pela chuva e o sol, os animais por extinto, aguardam e buscam alimento e água. Nossa humanidade em todas as suas dimensões (Físico, psíquica e emocional), espera pela satisfação e saciedade plena ou mudança positiva. Criamos ao longo da história mecanismos para chegar a esta finalidade. A tecnologia nos deu rapidez, mas ainda sentimos como se não tivéssemos tempo algum. A ciência nos promete dias e destinos melhores, finais mais felizes.


Não obstante, sabemos que essa expectativa está se derretendo, pois obviamente se baseia em padrões extremamente solúveis. A dor e o sofrimento não cessam, e a falta de significado ainda irrompe do coração humano, de maneira subversiva. Desconfiamos pouco de nossa própria capacidade e isso também se tornou preocupante.


Diante de nossas relações e projetos, existe, ao que bem parece, um complexo quadro de esperas e expectativas líquidas. Esse fenômeno social fora explorado intensamente pelos sociólogos de ontem e de hoje. Bauman “profetizou” a liquidez das novas gerações e lembrou a dificuldade que nossa gente tem com as coisas que não duram, aquelas que projetam o bem-estar a longo prazo. A superficialidade da esperança atual dispensa comentários.


Esse cenário me faz ouvir ao fundo, a voz do grande poeta-adorador dos salmos: Davi.


“Porque você está tão triste, ó minha alma? Porque você está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; Ele é o meu Salvador e o meu Deus!” (Salmo 42:5 NVI)


Esse chamado é sólido e convida você a firmar verdadeiramente a sua vida, seus projetos, sonhos e expectativas em Deus. Esse é o firme fundamento por meio do qual todas as coisas existem, essência primeira e “descobrível” pela consciência humana, mais cedo ou tarde. Essa oração convidativa ao Deus inesquecível, torna a se repetir através dos séculos, como a única opção para dias melhores, sentido pleno e esperança absolutamente confiável.


Marciel Diniz | Pastor e teólogo.


bottom of page