top of page

Depois que a dor passar...

A dor. Sentimento ou momento que evitamos passar. E obviamente, pois nos traz sofrimento, angústia... Mas e quando o sofrimento é inevitável? O que podemos fazer?


Música: O Terno - Depois Que A Dor Passar

Durante um período da minha vida, me refugiei diversas vezes nesta

canção: “Depois que a dor passar”, da banda O Terno. Porém, ao contrário da canção, eu me encontrava em um momento cujo eu não sentia a dor passar. A dor estava. A dor permanecia.


Durante este mesmo período, também me refugiei em diversas

pregações, palestras, conselhos de amigos, músicas, planos bíblicos e, até, composições musicais autorais. Mas, acima de tudo, eu procurei Deus, o maior e melhor refúgio que podemos ter. E me refugiando Nele, aprendi algumas coisas.


Aprendi a não querer apenas entender o porquê de as coisas não

acontecerem da maneira pela qual eu planejei. Mas aprendi a querer entender o que eu tinha pra aprender com aquela dor, com aquele momento. Então, em algumas oportunidades, me foi apresentado um mesmo trecho bíblico que, creio eu, foi a maneira mais direta que Deus encontrou pra me confortar, pra me ajudar a fazer a dor passar (não que a dor tenha passado de uma hora pra outra, mas fez a dor começar a dar pequenos passos pra fora de mim, trazendo um pouco de leveza pra minha vida).


“Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a

tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter

aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu

amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.”

(Romanos 5.3-5)


As vezes, mesmo sem entender, atordoados pelas pancadas da vida, é necessário que passemos pelo sofrimento, pela dor. E é saudável que não lutemos contra a dor de maneira superficial, fazendo coisas com as quais nos arrependamos no dia seguinte ou que nos faça endurecer nosso coração, nos transformando em quem não somos em Cristo.


O apóstolo Paulo ainda nos afirma que podemos deixar a dor passar de maneira saudável e que nos alegremos nisso. Pois a dor (tribulação, sofrimento), no fim de todo o processo, se faz esperança. E é A esperança que nunca nos decepcionará, pois é o próprio amor de Deus por meio de seu Espírito.


“Mas há por vir / Muita beleza ainda

Você tem toda uma vida / Pra viver o que ainda nem chegou

E se não deu, vai dar / Ou paciência

Nem sempre o que a gente pensa / É realmente o que vai ser melhor”


“'Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos

de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um

futuro.'” (Jeremias 29.11)

Gabriel Góes | Músico, estudante de Tecnologia em Produção Fonográfica e curador Partio.


bottom of page