top of page

Aproveitamento humano

Quanto mais avançamos na tecnologia, mais nossa curiosidade por ela aumenta. A robótica, por exemplo, sem dúvida, evolui a cada ano que se passa, porém, à medida que ela avança, em que se cria desdobramentos a partir dela, vamos nos rendendo, nos curvando e sumindo do comando de toda essa parafernália. Isso vai se agravando a cada descoberta, a cada feito científico tecnológico.


Porém, apesar dos avanços e das máquinas cada vez mais aperfeiçoadas, não devemos nos esquecer que sua "vida" depende da nossa. O ser humano é o “grande inventor” dela e que por mais evolução tecnológica que tenhamos, ela jamais substituirá o tal ser humano, e sua inteligência que é artificial, não poderia substituir a inteligência doada aos humanos.


Um simples exercício pode nortear nossa reflexão, da sempre necessária condução humana. Imagine uma sala embaralhada de carteiras de estudante, uma pessoa sendo o robô e uma de suas sandálias colocada em uma parte da sala. Que comando poderíamos dar para máquina que possa leva-la a executar o desafio? Seria uma resolução mais a semelhança da própria máquina? Seria a metragem de seus passos? E se a ideia mais executável apresentasse o seu "criador" como uma maneira de conduzir a máquina para resolver o problema?


Então vamos de humano também? É isso que uma parte dos estudiosos resolveu fazer. Ligar o robô, orientá-la a olhar para esquerda e dizer para máquina orientar a pessoa sentada na cadeira para o lado que se virou. O comando dizia que ela deveria ir até a sandália, pegar o calçado e calçar no robô. Uma solução tecnicamente simples, mas que pode resolver a situação. Mãos a obra, máquina ouvindo o comando e o ser humano participando. Problema resolvido. A conclusão de tudo gira em torno do "aproveitamento" daquele que recebeu inteligência e capacidades, que jamais devem ser desprezadas. Por mais evoluções tecnológicas que existam, nunca podemos esquecer-nos de quem a criou, a solução de funcionamento e outros progressos passa pelo aproveitamento humano.


Andrei Sampaio Soares,

teólogo, escritor e criador/editor do Além Portal.


bottom of page