top of page

Na grande São Paulo, jovens promessistas fazem grande celebração

No último sábado (16/09), foi celebrado, na Chácara Recanto Promessista em Embu Guaçu, o Dia do Unionista, que reuniu quatro RUMAP’s (Regionais das Uniões da Mocidade Adventista da Promessa, nosso Ministério jovem). Mais de 600 jovens estavam presentes e fizeram um belo culto de celebração ao Senhor com cânticos, danças, música e muita atenção.


O preletor da noite, Pr. João Leonardo Junior, baseou sua reflexão no evangelho de João e convocou a moçada a assumir três desafios: o de ser discípulo, o de permanecer na Palavra e no amor de Jesus e o desafio de gerar fruto. O tema do evento foi uma intrigante questão: “Eu creio. E agora?”. Ali os jovens tiveram um direcionamento sobre como viver melhor a vida cristã.


Comumente, ouvimos críticas aos jovens: ouve-se que são descompromissados e sem responsabilidade; ouve-se que são irreverentes e desrespeitosos; ouve-se que não prestam atenção nas pregações; ouve-se que o futuro da Igreja é incerto nas mãos dessa juventude. Mas gostaria de, nesse artigo, fazer um contraponto e alguns questionamentos aos críticos de plantão da juventude promessista.


Na noite do unionista, vi mais de 600 jovens se reunirem para prestar um culto de celebração ao Senhor e vi Deus se manifestar com muito poder entre eles. Eu vi muitos jovens chorando e se derramando com contrição e sinceridade perante o Rei. Vi também Deus usá-los para se ministrarem mutuamente, com orações, lágrimas e muita verdade.

Eu vi esses jovens adorarem com intensidade. Você, que não foi, talvez não me entenda, mas quem estava lá viu esses jovens que são taxados de rebeldes e inconsequentes se levantarem com suas vozes afinadas e, à capela, dizerem que Jesus é lindo e que renderiam toda glória a esse Jesus. Eu, que sou dessa geração, não acreditava no que via: eu via centenas de jovens levantando as mãos e, em uníssono, clamando “Vem Jesus, vem Jesus. Maranata! Ora vem Senhor Jesus”.

Eu vi essas centenas de jovens permanecerem sentados por mais de 50 minutos enquanto o pastor Junior pregava o evangelho pra moçada! Eles não saíram, não foram bater papo, não! Eles ficaram sentados e em glorificações ao Deus Eterno confirmavam a mensagem que lhes era pregada com convicção, unção e intrepidez espirituais.


Após a pregação, eu vi uma infinidade de pessoas saindo de seus lugares, com lágrimas e confiança, se dirigindo à frente a fim de receber oração; vi Deus ministrar corações aflitos e tive o prazer de orar por alguns deles, que visivelmente queriam Deus! Eles queriam mais de Deus, eles estavam sedentos por Deus! Eu vi, nessa noite, dez almas jovens; estou falando de dez pessoas que se renderam a Jesus, reconhecendo-o como seu Senhor e retornando ao aprisco do Bom Pastor. Dez jovens que se concertaram perante o Deus do Universo e que agora terão uma feliz caminhada ao lado de Jesus e de seus amigos, jovens.


Eu saí desse culto extasiado por tudo que Deus realizara ali. Saí com uma alegria tão grande em ver Deus levantando uma geração que adora sem reservas e que se rende aos apelos apaixonados da Palavra para mudança de comportamento e atitudes. Eu vejo Deus preparando a juventude atual com muitos dons para servirem ao Reino onde eles estiverem – em seus carros, suas escolas, faculdades, em seus empregos, em suas famílias e também em suas igrejas locais. O futuro da igreja não está para acabar porque no presente Deus está preparando e usando com veemência uma geração apaixonada por Jesus, que passou pela metanoia, vive no e para o Reino e conhece sua identidade como cristão.


Glória ao Deus dos jovens, adultos e anciãos que cuida de sua Igreja até sua breve volta!


Eric de Moura,

teólogo e missionário.

Imagem: Conexão Promessa/Facebook.


bottom of page