Existem vários olhares, mas o seu olhar pode ser o do Senhor. Existem olhares de cobiça, de ódio, de desprezo, de altivez e de superioridade, porém, quem olha como o Senhor percebe a vida de outro jeito e, até na maldade, vê a possibilidade de caminhos de transformação.
Se olhássemos mais como Senhor, poderíamos ouvir nas muitas falas ao nosso redor, pedidos de socorro e ajuda. Em vez de simplesmente olhar para aquilo como a maioria das postagens que passamos por cima nas redes sociais, fingindo nos inteirar de um assunto ou de uma notícia, teríamos o cuidado de olhar e ler profundamente o que vemos, como gritos pedindo socorro.
Este olhar de misericórdia, certamente, deve nos impulsionar a uma atitude concreta e que nos leve de encontro ao outro. Olhar, captando o problema; ouvir, pensando na solução; agir, executando a ação.
Pense, por exemplo, na postagem que, supostamente, seu amigo falou de traumas emocionais, como sendo um diagnóstico da sociedade. Porém, se no fundo, o post fosse um grito de socorro? O mesmo vale para o seu amigo de escola, para o professor universitário, para um amigo religioso ou para o incrédulo que, em suas dores, balbuciaram palavras que demonstram um mau social, mas que, na verdade, podem ser um sinal de alerta de sua condição existencial. Claro que não vamos ficar "pilhados" em todos os posts e conversas, entretanto, vale a pena a preocupação, a oração, a conversa, a ajuda... O olhar de misericórdia.
Andrei Sampaio Soares,
teólogo, escritor e criador/editor do Além Portal.