top of page

O Lavador de pés do céu

O Deus que fez todas as coisas, que assim como seu Pai, tem a Terra por estrado dos seus pés, agora, de acordo com João 13, desce para lavar os pés dos homens.


Eram doze homens, que foram escolhidos, cheios de defeitos e virtudes, estas produzidas pela caminhada com o Lavador de pés do céu. Eram 12 pares de pés, provavelmente 120 dedos, sujos e empoeirados pelas ruas da Palestina, numa sala emprestada, antes da celebração da Ceia.


O que chama a atenção é a disposição dAquele que tem toda a glória e a quem devemos honrar, fazer o trabalho que era um dos mais humilhantes para um escravo na época.


Mas Ele não se importa com isso. Não está preocupado com o que vão pensar e muito menos se, com isso, parecerá menor que o Pai ou Espírito (algo impossível), na verdade o que importa para Cristo é servir os outros!


Aqui, conseguimos captar o significado do que é humildade e serviço: humildade tem a ver com a disposição de servir, apesar do seu valor. Humildade tem a ver com ajoelhar-se a ponto de cuidar do seu irmão de fé. Humildade é ajudar na caminhada de fé que juntos fazemos ao Caminho do Lar.


Ao nos ajoelharmos para lavarmos os pés de alguém, no momento que antecede a Santa Ceia, estamos fazendo literalmente o que temos de fazer na prática: servir a todos que chamamos de irmãos e irmãs em Cristo.


Isto é uma forma de servir a Deus. Como Jesus falou: Se eu, Senhor e Mestre, lavei os vossos pés, também deveis lavar os pés uns dos outros. Pois eu vos dei exemplo, para que façais também o mesmo. (João 13:14-15)


Além de literalmente lavar os pés uns dos outros, devemos: amar uns aos outros, suportar uns aos outros, orar uns pelos outros, perdoar uns aos outros, beijar santamente uns aos outros, aconselhar uns aos outros, confessar uns aos outros e outras tantas boas atitudes para praticarmos na vida cristã (1João 4.11; Efésios 4.2; Tiago 5.16; 1Coríntios 16.20; Colossenses 3.16).


Lavar os pés uns dos outros é só o "ponta pé inicial" da vida de serviço e do compromisso, tanto com Cristo como com nossos irmãos e irmãs, de nos dedicarmos a cuidarmos uns dos outros.


Andrei Sampaio Soares,

teólogo, escritor e criador/editor do Além Portal.

Imagem: Internet.


bottom of page