top of page

Você é um espelho, que reflete a imagem do Senhor, se o mundo não notou, chore!

Você certamente já ouviu aquele conto de fada em que a princesa chega em frente ao espelho e diz a famosa frase: “Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?!”.

A narrativa gira em torno de inveja, poder, ciúmes e beleza. Uma clara demonstração dos dias atuais: pessoas discutindo e competindo por beleza, a fim de chamarem mais a atenção do outro e com o propósito de receber “likes” e “comentários”.


Uma geração que não vive sem espelho: no carro, em casa, na bolsa e até no celular. Um dos pilares do nosso tempo é o narcisismo: a supervalorização da beleza exterior, com normas, padrões e valores que escravizam e sufocam as pessoas.

Mas o Evangelho tem uma proposta diferenciada em relação aos espelhos. O Evangelho de Jesus nos convida a ser espelhos, não a ter espelhos. O Evangelho os convida a mostrar o que somos interiormente, não a nos exibirmos com roupas, maquiagens, calçados e acessórios da ultima moda. Leia por favor o que Paulo escreve aos Romanos, no capítulo 8:

E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos; e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou. (Romanos 8.28-30)

Este é um dos textos mais lindos do Evangelho; todos os versículos são profundos e, inspirados pelo Espírito Santo, nos movem adiante com mais ânimo e disposição. Neste trecho Paulo está falando sobre as aflições e dificuldades que envolvem a vida de um cristão; ele fala que a natureza, os seres vivos e o até Espírito de Deus gemem aguardando o dia da volta de Jesus. Neste contexto de adversidades Paulo diz que tudo “concorre[m] para o bem daqueles que amam a Deus e que são chamados segundo o seu propósito”.

Mas qual é este propósito de Deus de Romanos 8.28? Muitos usam este texto aleatoriamente com a finalidade de explicar que as aflições tem um objetivo bom; mas não se perguntam sobre o final o versículo que fala dos que foram chamados segundo o propósito de Deus. Que propósito é esse? Qual seria a melhor resposta a esta indagação?

O verso 29 responde estas perguntas. O proposito de Deus é fazer os salvos “serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. O propósito de Deus é te fazer um espelho, que reflete a imagem do Senhor. E, se o mundo ainda não notou, chore! Pois fomos chamados por Deus para mostrar Jesus às pessoas.

Conta-se uma historia em que um ourives trabalhava com a prata; um jovem curioso passou em frente à sua joalheria e viu ele com o rosto colado no forno e parou para observá-lo. Observando, viu que os olhos do ourives permaneciam fixos na prata dentro do forno, enquanto gradativamente ele aumentava os graus de temperatura. Em determinado momento o rapaz perguntou o seguinte: “– Senhor, assim tu vais estragar essa prata. Está muito quente e ela vai queimar!”. O ourives, pacientemente, respondeu: “ – Não vai estragar. Eu estou colocando fogo para tirar as impurezas e não posso tirar o olho da peça, pois quando ela estiver pronta ela refletirá minha imagem!”.

Quando as suas dores estiverem muito grandes e você não entender o porque, pense em Deus como o ourives e você como a prata. As aflições, quando vem da parte de Deus, são pedagógicas e tem o objetivo de nos fazer parecidos com Jesus. Nós fomos chamados para refletir a imagem do Ourives do Universo! Permita-se ser moldado por Ele e seja um espelho, espelho dEle!


Por Eric de Moura,

teólogo e missionário em são paulo.


bottom of page