top of page

"13 reasons why" e os 10 porquês

  • Especial
  • 21 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura

Recentemente veio a febre do novo seriado "13 reasons why". O seriado conta a história de uma menina que se suicidou, mostrando os 13 motivos, que ela alega terem sido cruciais para o término de sua vida. Sim, a história nos faz refletir sobre a forma como tratamos uns aos outros, a importância e atenção que damos as vidas e sentimentos alheios. Aborda temas como bullyng, cyber bullyng, abuso, relacionamentos e tantas outras coisas que extrapolam os muros de um colégio.


O suícidio é um tema pouco abordado, afinal traz incômodo e acontece com frequência, por motivos que atingem pessoas inusitadamente de diferentes formas. É difícil identificar uma pessoa com tendência ao suícidio, a maioria de nós não sabe lidar com isso. Mas, sinceramente, o que me angustia são as atitudes egoístas de todas as personagens, incluindo a protagonista, afinal, desde o início seus interesses eram superficiais, dada a imaturidade dos vislumbres juvenis.


A história é pintada com romantismo, a dramatização faz a gente crer que a culpa pertencia a todos, exceto ela, como se, talvez, a atitude de alguém pudesse reverter a infelicidade e depressão das escolhas que ela mesma fez ao longo da curta caminhada, distante de Deus, insistindo sempre no envolvimento com o mesmo grupo de pessoas nocivas e depreciativas, querendo de alguma forma conquistar a atenção de alguém para seu fardo, para suas dores e angustias, perdendo até mesmo a oportunidade de ajudar a outros, deixando de se importar com qualquer pessoa, até consigo mesma, enxergando simplesmente o viés da sua dor, como se o sofrimento e as adversidade encontradas ali, fossem uma exclusividade de sua vida, imposta injustamente pela comunidade, em que ninguém lhe dava qualquer valor ou atenção.


Enfim, de fato, todos precisam de atenção, mas temos que saber que o mundo não gira em torno do nosso um...bigo. Se, e somente se, todos obedecessem os 10 porquês, nada disso aconteceria, esse seriado não precisaria ser feito, este livro não precisaria ser escrito.

Mas afinal, o que são os 10 porquês?

Se seguíssemos e obedecêssemos completamente os 10 porquês nada disso aconteceria. Vale lembrar que a obediência é consequência do amor a Deus, aquele que levou sobre si nossas dores. Leia a Bíblia, se atente a Escritura. Converse com Deus. Adore a Deus. Relacione-se com Ele. Descanse nEle. Entregue seus medos, angústias e dores a Ele. Tenho certeza que toda sua vida vai mudar. Amém!


Matheus Longo Mendes e Tauany Farias Mendes,

líderes de jovens e seguidores dos 10 porquês.

Conheça a BaseJ do Parque: https://www.facebook.com/baseJdoParque

Imagem: BaseJ do Parque.


bottom of page