Um encontro atual: É muito bom saber que é o Salvador para crianças e adolescentes, jovens, adultos e idosos: meninos e meninas, homens e mulheres como temos visto aqui na semana da Páscoa 2017 do Além Portal. Com essas evidências atuais e histórico-bíblicas, podemos afirmar sem titubear: Jesus é O Salvador para todos!
Enquanto diversos países têm encarado uma série de problemas políticos, econômicos e sociais, o evangelho tem sido pregado, e o número de cristãos aumentam. Testemunhos e relatórios demográficos da África, América Latina e Ásia revelam que as curas, as libertações e os dons do Espírito Santo estão impulsionando uma grande expansão da igreja.
O número da população cristã na África Subsaariana aumentou de 9% em 1910 para 63% em 2010. No Brasil, o cristianismo está aumentando sobremaneira. Se a tendência continuar, prevê-se que mais da metade dos brasileiros (109 milhões de cristãos de 209 milhões de cidadãos) serão cristãos evangélicos em 2020. A China só tinha em torno de 1 milhão de protestantes em 1949. Agora há mais de 58 milhões de protestantes na China. Yang, pesquisador religioso, acredita que este número irá aumentar para cerca de 160 milhões em 2025. “Em 2030, o total da população cristã na China ultrapassaria 247 milhões, se colocando acima de países como México, Brasil e Estados Unidos, sendo a maior congregação cristã no mundo”. 90% de todas as conversões ao cristianismo estão nas populações rurais.
A salvação de Jesus não depende de idade, sexo ou área geográfica. Também não importa se a opção sexual escolhida seja diferente da original. Deus chama a todos para a salvação, se a resposta ao chamado divino for positiva e houver disposição para o arrependimento, Cristo o salvará até mesmo os transexuais e adeptos a ideologia de gênero. Pois o Deus Salvador quer que não somente nós, mas todos sejam salvos e conheçam a verdade que nós aprendemos: que existe um Deus, apenas um, e um Sacerdote-Mediador entre Deus e nós — Jesus, que se ofereceu em resgate por todos os prisioneiros do pecado para libertá-los (1 Tm 2:4-6, AM – grifo nosso).
Um encontro bíblico: Em Atos 17:24-34, vemos Paulo anunciando a Palavra salvação na cidade de Atenas, na Grécia. Porém, diferente de como fora em Tessalônica (onde resistiram à Palavra) e em Beréia (onde receberam a Palavra) (cf. At 17:1-15), em Atenas, ridicularizam a Palavra. Mas ainda assim Paulo permaneceu firme e anunciando a salvação a todos. Toda pessoa que pensa, pergunta: "De onde vim? Por que estou aqui? Para onde estou indo?" A ciência procura responder à primeira pergunta e a filosofia trata da segunda, mas somente a fé cristã apresenta uma resposta satisfatória às três.
E Paulo afirmou com toda intrepidez: "No princípio, Deus!" Deus fez o mundo e tudo o que nele há, e é Senhor sobre tudo o que criou. Não é um Deus distante, separado da criação; também não é um Deus cativo, preso na criação. É grande demais para ser contido em templos feitos por mãos humanas (1 Rs 8:27; Is 66:1, 2; At 7:48-50), mas não é grande demais para se preocupar com as necessidades dos seres humanos (At 17:25). É Deus quem nos dá aquilo de que precisamos: "vida, respiração, e tudo mais".
Deus é a fonte de toda boa dádiva e dom perfeito (Tg 1:17). Ele nos deu vida e sustenta essa vida com sua bondade (Mt 5:45). É a bondade de Deus que deve conduzir os homens ao arrependimento (Rm 2:4). Mas, em vez de adorar ao Criador e de glorificá-lo, os homens adoram sua criação e glorificam a si mesmos (Rm 1:18-25).
Deus não é uma divindade distante: "Não está longe de cada um de nós" (At 17:27). Assim, os homens devem buscar a Deus e conhecê-lo em verdade. Paulo citou alguns poetas de sua época, Epimênides: "Pois nele vivemos, e nos movemos e existimos". Arato e Cleantes: "Porque dele também somos geração". Paulo não dizia que todos na Terra são filhos espirituais de Deus, pois os pecadores tornam-se filhos de Deus somente pela fé em Jesus Cristo Jo 1: 11-13). Algumas pessoas se uniram a Paulo e creram na Palavra. Mesmo onde a maioria zomba e despreza a verdade, Deus pode salvar. Basta brotar fé em algum coração.
Você já foi encontrado?
Os gregos consideravam o corpo apenas uma prisão e, quanto antes a pessoa deixasse o corpo, mais feliz seria. Por que trazer um corpo morto de volta à vida? E por que Deus se daria o trabalho de julgar cada ser humano pessoalmente? Esse tipo de ensinamento que Paulo transmitia (v.31) era, sem dúvida alguma, totalmente incompatível com a filosofia grega.
Como pudemos observar em Atos 17 a mensagem de Paulo gerou três reações distintas. Alguns riram, escarneceram e não levaram a mensagem de Paulo a sério. Outros se interessaram, mas quiseram saber mais detalhes. Um pequeno grupo aceitou a pregação de Paulo, creu em Jesus Cristo e foi salvo. Esperamos que os outros que adiaram sua decisão também tenham crido na mensagem do Evangelho e tenham sido encontrados por Cristo.
E você, ja foi encontrado por Cristo? Alguém já lhe anunciou a Salvação? Qual a sua reação? Um dia o mundo todo será julgado com justiça por Cristo (v. 31). Mas hoje ele quer salvar a todos, por mais contraria que seja a vida em relação a Bíblia. Ela é um livro de boas noticias, faça sua escolha: escolha viver ao lado do Salvador. Arrependa-se dos seus pecados e desfrute a vida eterna que só Jesus oferece (1 Jo :12).
Por Mateus Silva de Almeida,
teólogo e pastor.
Referencias
Warren Wiersbe. Comentário Bíblico.
http://www.cpadnews.com.br/universo-cristao/24283/em-2030-china-tera-o-maior-numero-de-evangelicos-no-mundo-revela-pesquisador.html