top of page

O Salvador para idosos

  • Semana da Páscoa 2017
  • 13 de abr. de 2017
  • 3 min de leitura

Um encontro atual: Muitas vezes só se olha para a chamada terceira idade, no prisma da deterioração do corpo, as doenças que os acometem e suas limitações de vida. Mas, o tempo de cansaço e enfado, como diria Moisés (Salmo 90.10), entretanto, pode mudar, pelo menos interiormente. A velhice pode se tornar a melhor idade, se o idoso for encontrado pelo Senhor nesse tempo.


A Revista O Clarim, em sua edição 67 de julho a dezembro de 2016, contou a história de Catarina Procópio, que foi batizada. Até aí tudo bem. Entretanto, isso lhe aconteceu aos 105 anos. Tudo isso por insistência de sua amiga, Madalena de 76 anos. Esse evangelismo durou 20 anos, até Catarina se entregar ao Senhor. Diante desta história, podemos perceber como Deus realiza grandes coisas na velhice.

Um encontro bíblico: O evangelho de Lucas (2.25-38) nos apresenta a história de dois idosos que encontraram Jesus em seus últimos dias. Os idosos se converteram por meio de um Bebê. Um homem por nome Simeão e a profetiza Ana. Ambos, judeus piedosos e contemporâneos da Antiga Aliança, aguardavam conhecer o Cordeiro que iria substituir todos os sacrifícios que até seu tempo tinham feito, visto e ouvido falar. A Nova Aliança havia chegado.

Jesus então nasce, seus pais o levam ao Templo, ao oitavo dia para o apresentar ao Pai, como mandava a tradição. Porém, esta apresentação fora diferente pela emoção do celebrante. Diante do Menino Jesus, Simeão declara: Senhor, agora podes deixar ir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; pois os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos; luz para revelação aos gentios, e para a glória do teu povo Israel. (Lucas 2.29-31)

Já a profetiza Ana, aguardava a promessa do Messias dedicando-se ao Senhor, com jejum e oração. Viúva, a senhora nunca mais casou e com mais de 84 anos, vivia a esperar pelo Senhor. Depois de um casamento de 7 anos, viveu com a meta de aguardar a salvação de Deus. "Gastou" sua vitalidade de toda vida pela "esperança para Israel", a saber, a vinda do Ungido do Pai.


E o dia finalmente chegou. A senhora de mais 84 anos realizou o sonho e Lucas registra: Tendo chegado naquele momento, deu graças a Deus e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. (Lucas 2.38). A boa nova que chegou diante dos seus olhos, trouxe alegria tamanha, que Ana saiu a contar para todos de Jerusalém. Afinal, quando o evangelho chega a nosso coração, nos movimenta a compartilhar tão grande salvação. Você já foi encontrado?: A Bíblia está cheia de episódios onde idosos tem experiências com Deus. Abrão aos 100 e Sara aos 90 (Gênesis 17.17) e Zacarias e Isabel, avançados em idade (Lucas 1.5). Moisés chamado para libertar os israelitas aos 80 (At 7.23, 30). Calebe aos 85 (Josué 14.10-12). Quem disse que nesta idade tudo acabou, pode estar enganado. Talvez diante da dor nos desanimamos e muitos idosos se desesperam.


Mas, se você é um ou conhece um idoso, diga-lhe o que disse Isaías: Ele dá força ao cansado e fortalece o que não tem vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços cairão, mas os que esperam no SENHOR renovarão suas forças; subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; andarão e não se fatigarão. (Isaías 40.29-31) O corpo pode estar se deteriorando, mas, a fé se renova a cada dia (2 Coríntios 4.16), logo logo, será trocado por um corpo novo. Isso acontecerá com todos os que esperam o Salvador dos idosos (Filipenses 5.20-21).


Por Andrei Sampaio Soares,

teólogo, escritor e criador/editor do Além Portal.


bottom of page