top of page

O Salvador para adultos

Um encontro atual: Que bom que Jesus se encontra com muitas pessoas todos os dias, isso com muito mais frequência do que o contrário. Conheci alguém que foi encontrada por Jesus em sua pura angústia; na verdade conheço muitos.


Entretanto esta pessoa mostrou mais uma vez para mim, e de maneira impactante, o que o poder do evangelho faz. Não preciso dar detalhes para você se convencer da experiência fantástica que pode viver alguém quando Jesus a encontra. Meu amigo, o da história; viveu longe de Deus por muito tempo, quando ele acordou já tinha perdido muito mesmo...


Mas nunca é tarde para ser encontrado por Jesus. Essa história tem muitas nuances e traumas ainda hoje sendo superados; mas é um protótipo de cena que glorifica Jesus, demonstrando que o extraordinário hoje em dia está acontecendo de maneira mais ordinária do que imaginamos.


Um encontro bíblico: Respondeu Jesus: ‘Digo a verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito...’ ‘Porque Deus tanto amou o mundo que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna’ (...) Assim... ‘Está chegando a hora e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade’” [ João 3.5,16; 4.23]


Nicodemos e a Samaritana são também protótipos de gente que foi encontrada por Jesus. São totalmente opostos um ao outro. Um conhecedor da bíblia, devia se orgulhar de saber muito a respeito de Deus; a outra não nomeada no evangelho de João 4, se apegava aos meros aspectos exteriores da adoração. Foram situações e tanto.


Jesus foi estratégico ao conceder para Nicodemos a oportunidade do crer como uma experiência prática para sua vida; contrastando com um grande conhecimento, mas ainda infrutífero por não experimentar da fé em Cristo. A Samaritana foi convidada a crer também, mas deixar essa fé atingir não só as aparências da sua vida, mas todas as áreas: relacionamentos, espiritualidade, trabalho. Dois encontros cheios de pura graça: para viver a plenitude do que se sabe (Nicodemos) e para conhecer a plenitude daquilo que nem se vive (Samaritana).


Você já foi encontrado?: Qual a sua história de encontro com Jesus? Qual foi a área trabalhada? Foi com certeza o necessário. Mas ainda penso no encontro contínuo. As pessoas precisam voltar ao reencontro com Jesus todas as vezes que respiram!


É possível que você ainda não se considere encontrada por Jesus também; Convido você nesta semana da paixão, a pensar decisivamente na obra de Jesus feita na cruz a 2000 anos atrás e como isso a afeta hoje. Você consegue imaginar alguma necessidade de rever valores, mudar atitudes? Se sim, esse momento também chegou na sua vida, ser encontrado pelo Nosso Senhor Jesus Cristo!


Por Marciel Diniz,

teólogo e pastor.


bottom of page