O Salvador para crianças
- Semana da Páscoa 2017
- 10 de abr. de 2017
- 3 min de leitura
Um encontro atual: Certamente vemos crianças que podem manifestar algum tipo de apreço por Jesus, devido à educação religiosa que recebem ou quando ouvem o Evangelho da Bíblia. Já vi crianças que despertavam pelos seus 8 ou 9 anos um interesse incomum pelo Evangelho e assim queriam se dedicar a obra do Senhor.
Geralmente são crianças que tem uma facilidade de aprender as histórias bíblicas e por iluminação do Espírito são despertadas mais cedo para desenvolverem a fé no Salvador, conquanto, a maturidade vira mais à frente. Além de terem “modelos” na igreja, as quais desejam seguir os passos.
É frequente a percepção de como Deus deseja que levemos ou que não impeçamos as crianças de estarem com a igreja aprendendo sobre Jesus. Além de elas desejarem aprender mais, ainda trazem seus pais não cristãos, que acabam ouvindo o Evangelho.
Crianças são aptas a ouvir e com o tempo crerem no Senhor. Por isso pais cristãos devem ensinar seus filhos na doutrina do Senhor e crianças não cristãs, precisam ser evangelizadas, pois Jesus se apresenta o Salvador para crianças!
Um encontro bíblico: A Bíblia destaca a atenção dada por Jesus às crianças. Destacamos nos evangelhos de Mateus e Marcos, como fora o encontro de Jesus com elas.
1. Lugar de criança é com Jesus: Então lhe trouxeram algumas crianças para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas; mas os discípulos os repreendiam. (Mt 19.13)
Jesus é o Salvador das crianças e Ele demonstrou isso no tipo de tratamento e no tempo dispensado a elas. Veja que Cristo diante de sua agenda lotada não as ignora, antes as abençoa. Era tão aberto a isto, que as pessoas as trazem até ele. Certamente ele jamais as deixaria de atender.
Já os discípulos tiveram uma atitude de incômodo e reprimenda. Numa sociedade em que mulheres, animais e crianças eram tratados com desprezo por alguns, não se esperava outra atitude deles. Mas, Jesus o mestre das crianças as recebe como parte de sua missão.
2. A bênção do Reino é das crianças: Jesus, porém, disse: Deixai vir a mim as crianças e não as impeçais, porque o reino do céu é dos que são como elas. E, depois de lhes impor as mãos, partiu dali. (Mt 19.15)
Jesus encontrando as crianças não as entretém, não quer apenas ser lúdico, mas, quer também lhes apresentar bênçãos espirituais, mostrar-lhes o acesso ao Reino. Jesus estava mostrando que elas poderiam entrar no reino, pois o próprio Rei estava abrindo as portas.
Se tal foi à benção do Rei dispensada sobre elas, quem somos nós de impedir que se acheguem ao Rei. Aliás, precisamos apresenta-las o Salvador, mais do que os super-heróis, que muitas vezes as “entupimos” de conhecimentos sobre os mesmos e esquecemo-nos do Evangelho.
3. As crianças são modelo para no reino: Em verdade vos digo que qualquer pessoa que não receber o reino de Deus como uma criança, jamais entrará nele. (Mc 10.15)
Algo muito impactante nos relatos dos evangelhos, é que o Salvador não só recebe as crianças, entretanto, Ele também as usa como exemplo de quem deseja entrar no reino.
Se for escandaloso receber as crianças, quanto mais tornar elas modelo de entrada no reino. Certamente Cristo estava falando sobre ser dependente. Crianças precisam de condução, cuidado e proteção, assim quem quer entrar no reino precisa ter tal característica, assim como a criança que depende de seus pais. Só entra no Reino quem reconhece sua dependência do Pai.
Você já foi encontrado?: Talvez você ainda não se aproximou do Salvador. Mais da mesma forma como Ele recebeu aquelas crianças a mais de dois mil anos atrás, continua te esperando para te dar a benção do reino: a salvação!
Quem sabe, você ainda não falou com seu filho ou filha sobre Jesus. Já esgotou todos os desenhos de heróis com eles, mas, não falou do Salvador das crianças. Que tal puxar um papo descontraído sobre o Salvador? Faça desta Páscoa um momento de encontro com o Senhor!
Por Andrei Sampaio Soares,
teólogo, escritor e criador/editor do Além Portal.
