top of page

Sobre Priscila Alcântara, Lollapalooza e o Evangelho

Olá amigo leitor do Além Portal. Tudo bem?

Imagine tudo que está aqui escrito como uma conversa regada a café. Papo de amigo, sabe? O "mundo gospel" entrou em parafuso neste início de semana devido à publicação de fotos da cantora e "gospel star" Priscila Alcântara assistindo a shows no festival de música secular Lollapalooza, realizado no autódromo de Interlagos nos últimos dias 25 e 26 de março. Teve gente criticando a atitude e postura da jovem e imatura cantora. Teve gente, por outro lado, que aplaudiu a atitude como um ato de evangelização além templo.

Eu sinceramente fiquei me perguntando algumas coisas. Comecei a me perguntar como anda a teologia desse povo que se diz cristão. Comecei a questionar o embasamento teológico desta geração. Comecei a interrogar a capacidade de discernimento destes, que deveriam ser sal da terra e luz do mundo. Vamos pontuar algumas coisas: Primeiro, ir ao Lollapalooza é pecado? Olhando friamente para as Escrituras, a resposta seria um sonoro NÃO. Mas se olharmos a recomendação do apóstolo afirmando que "tudo é lícito, mas nem tudo convém" (1 Co. 10.23) repensaríamos nossa resposta. Segundo: tudo que existe fora dos padrões da religiosidade cristã-evangélica-brasileira é profano e imoral? A resposta novamente é NÃO. "Por quê?!", você pode me perguntar. Deixe-me explicar! Existe um conceito teológico chamado Depravação Total. O que significa? Todo ser humano foi criado à imagem e semelhança do Criador. O pecado foi algo que manchou todos os aspectos da vida humana sem exceção.


Mas no fundo, no fundo, no fundo ainda reside ali a Imagem de Deus (manchada, borrada ou estilhaçada, como um espelho quebrado). A isso chamamos de "graça comum". Uma capacidade que todo ser humano tem para produzir coisas boas. Logo, podemos inferir que a cultura também carrega vestígios ou fragmentos da imagem de Deus colocados, mesmo que inconscientemente, pelo autor da obra. Quer uma confirmação disso? Leia o que escreve Tiago: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto e descem do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." (Tg. 1.17). Existe um pensamento de um cristão antigo que diz que "Toda verdade , é a verdade de Deus" (Santo Agostinho). Por isso, reiteramos que nem todo conteúdo produzido pela cultura é imoral, todavia deve ser analisado a luz do Evangelho! Terceiro: o que o fato que ocorreu à Priscila Alcântara tem a ver com isso tudo? O ponto central desse problema não é a cantora. O grande problema em debate não é o Festival de música secular. O que está em discussão não é a capacidade do ser humano produzir bons conteúdos ou produtos. O que estamos discutindo nesta conversa é o quanto a Igreja evangélica Brasileira é carente do Evangelho. Percebemos muitas pessoas que baseiam sua vida cristã em ícones do meio gospel e são frustrados quando estes cometem certos deslizes. Não, não acho a Priscila uma santa.


Mas ela só se tornou pop star porque existem fãs de sua imagem e trabalho. Precisamos entender que os padrões que regem nossas atitudes são os descritos na Bíblia Sagrada e não em ícones humanos, falhos e (normalmente, com raras exceções) excêntricos. Nossa fé não deve ser abalada porque uma adolescente inconsequente posta fotos em um lugar que parece impróprio para mim. Precisamos seguir em frente, na caminhada com Jesus independente do que outros cristãos façam ou deixem de fazer. Por favor, absorvamos o que a cultura pode oferecer de bom. Olhemos para músicas, filmes, livros, peças, esculturas, quadros e todos demais tipos de arte pela ótica do Evangelho! E, finalmente, sigamos Nosso Senhor no caminho da cruz e da abnegação que, ao contrário destes ídolos pseudo cristãos que tem se levantado em nosso país, deixou a Glória Eterna, se fez humano e nos possibilitou a reconexão com o Eterno!


Por Eric de Moura.

Imagem: Internet.


bottom of page