A CBN divulgou na tarde desta terça uma reportagem com informações sobre a repercussão da operação Carne Fraca. Deflagrada pela Polícia Federal (PF) para investigar esquemas de corrupção na industrialização e distribuição de carnes, a ação envolveu grandes empresas brasileiras, cumprindo mais de 300 mandados judiciais em 7 estados federativos.
A reportagem traz a fala do ministro Gilmar Mendes, em que critica a operação da PF. Inteire-se no assunto. Ouça a reportagem: http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/politica/2017/03/21/MINISTRO-GILMAR-MENDES-FAZ-DURAS-CRITICAS-A-OPERACAO-CARNE-FRACA.htm
“O ministro do Supremo, Gilmar Mendes, disse que o ‘mero delegado’ Mauricio Grillo, responsável pela ação, precisa ser investigado. Já Dias Toffoli chamou de ‘pirotecnia’ e cogitou até anulação.” CBN
Formou-se a celeuma. De um lado, a PF prende e investiga. De outro, o órgão máximo do Judiciário coloca em cheque a integridade do delegado.
Trouxe esta notícia porque essa queda-de-braço me fez pensar nos tempos em que Jesus andou por aqui. Os mestres da lei judaica fizeram de tudo para que Jesus pecasse. Não conseguiram! Porque ele nunca pecou. Mas por meio de calúnias, manobras políticas e acusações falsas tentaram persuadir o povo de que o nazareno era um farsante (leia João 8:12-59). Os discípulos também passaram por isso. Estêvão foi morto a pedradas depois que um grupo de religiosos subornou homens para o caluniar (leia Atos 6:8-15 e o capítulo 7).
As polêmicas e trocas de acusações ocorrem o tempo todo e cada vez mais fazem parte do nosso dia a dia. Órgãos do governo, empresas, profissionais autônomos, partidos políticos, religiosos etc, sabem que a melhor maneira de alcançar seus objetivos é movimentar as massas em favor de suas causas. “A voz do povo é a voz de Deus”, dizem. Quem vai enfrentar uma multidão fascinada por um ideal?! Nesses dias, muitos já aprenderam a importância de manter a multidão a seu favor.
Eu me pergunto, porém, onde está o parâmetro de certo e errado nessa confusão toda? Perceba que no cenário brasileiro há causas legítimas e não legítimas. Existem multidões com argumentos coerentes e outras insensatas. De que lado você deve ficar? O seu lado é o certo? Existe lado certo? Pare para pensar.
Por mais equilibrados que nos julguemos ser, por mais inteligentes que sejamos, há sempre algo que prevalece em duas histórias: a verdade. Você pode posicionar-se com honestidade a favor da operação Carne Fraca da PF e com a mesma honestidade o seu amigo posicionar-se contrário a você, apoiando a sugestão do ministro Gilmar Mendes de que tem caroço nesse angu. Ainda assim, a verdade é uma só; e provavelmente nunca saberemos.
Embora algumas vezes não pareça, a vida espiritual cristã está totalmente ligada com as coisas do cotidiano! Um dos propósitos do Evangelho é guiar-nos na verdade, em todas as áreas da vida. Confiar a nossa existência a Deus significa mais do que aguardar um paraíso; é sermos transformados pouco a pouco em cidadãos do Reino Eterno.
O nosso parâmetro de certo e errado é, portanto, Jesus Cristo, revelado na Bíblia Sagrada. Àquele que não tem princípio nem fim de dias e que detém o conhecimento de todas as coisas. Por isso nos colocamos confiadamente nas mãos do Príncipe da Paz, aguardando o tempo em que novas verdades serão reveladas.
Concluo o artigo com este texto bíblico sublime:
“Nós agora sabemos muito pouco, mesmo com a ajuda desses dons especiais; e até a pregação mais inspirada é ainda muito imperfeita. Mas quando chegar o que é perfeito, estes dons especiais desaparecerão. É assim: quando eu era criança, falava, pensava, raciocinava como uma criança. Mas quando me tornei adulto deixei as coisas de criança. Da mesma maneira, nós agora compreendemos imperfeitamente as coisas como se estivéssemos a ver um reflexo num espelho de má qualidade; mas um dia virá em que veremos de uma forma completa, face a face. Tudo quanto sei agora é parcial, mas depois verei tudo com clareza, como Deus conhece o interior do meu coração.” 1 Coríntios 13: 8-11 (O Livro)
Por Arildo Gomes,
empreendedor em marketing e teólogo.
Leia o Blog do Arildo: https://blogdoarildo.wordpress.com/
Imagem: Folha de S. Paulo/Internet.